A inserção da tecnologia no ambiente de ensino acarreta inúmeras vantagens tanto para os estudantes quanto para os docentes, e sua eficácia como instrumento motivador para o aprimoramento do processo de aprendizado é corroborada por múltiplas pesquisas (BISSELL, 1998; BURNS, 2006; FELDSTEIN, 1988; NOVEMBER, 2010; PROJECT TOMORROW, 2010). A robótica, por sua vez, manifesta-se como um atrativo natural para crianças e adolescentes, impelida pela sua presença na cultura geek e, sobretudo, pelas perspectivas futuristas que delineiam a sociedade contemporânea. Ela se configura como um recurso educacional de excelência para a educação básica, proporcionando um meio propício à implementação de metodologias de aprendizado ativo, as quais são conhecidas por empoderar os estudantes em seu processo de aprendizagem. Analisando resultados obtidos em projetos seguindo esta metodologia, observamos que ao propor aos alunos atividades que permitam a observação, a comunicação, o questionamento, a discussão, a execução e o ensino entre pares, estimulamos o desenvolvimento de autonomia e desembaraço na condução das etapas do projeto, favorecendo o estabelecimento de uma aprendizagem realmente significativa dentro de uma escola de EB. Neste trabalho, realizaremos uma revisão conforme Sousa (2021), traçando uma leitura exploratória, seletiva e crítica, na função de selecionar, classificar e solucionar o problema da pesquisa ou testar as hipóteses, analisando os dados coletados para responder o problema do objeto de estudo. Realizaremos pesquisa que se configura como qualitativa-interpretativista, segundo Bortoni-Ricardo (2008), onde se busca a compreensão e interpretação dos impactos de uma ação nos atores envolvidos. O objetivo central é entender e interpretar o processo de ensino-aprendizagem na influência da experiência proporcionada pelo uso da robótica como elemento motivador no ensino de física e biologia na EB via aprendizagem ativa.