Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO TALENTOS PARA AS OLIMPÍADAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110477
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2272
    "inscrito_id" => 10583
    "titulo" => "CONSTRUINDO TALENTOS PARA AS OLIMPÍADAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O projeto "Construindo Talentos para as Olimpíadas de Química" foi concebido com o propósito de motivar e engajar os estudantes do ensino médio ou fundamental a participarem ativamente das Olimpíadas do Conhecimento relacionado a Química. O objetivo desse trabalho é despertar nos estudantes do ensino fundamental e médio, o interesse pelo estudo da Química, preparando-os para competições regionais, nacionais e internacionais e identificar jovens talentos que possam ser estimulados a seguirem futuras carreiras técnico-científicas, bem como além de possibilitar a capacitação de preparo para os Exames Nacionais de Ensino Médio (ENEM). Durante a concepção do projeto, houve uma meticulosa fase de planejamento, onde foram delineados os tópicos e abordagens a serem explorados ao longo dos programas das diversas Olímpiadas OALQ, OBQ e ONC. A equipe composta por estudantes do Técnico em Química do Ifal-Campus Penedo empenhou-se na pesquisa e seleção criteriosa de conteúdos, visando proporcionar aos alunos uma imersão significativa nos fascínios da Química, utilizando experimentos e jogos. A experiência obtida por meio das Olimpíadas de Química não apenas despertou o interesse científico, mas também trouxe impactos positivos no ambiente escolar, estimulando a proatividade, a dedicação aos estudos e o comprometimento com metas educacionais. A conquista da medalha de ouro e bronze na OALQ não apenas enaltece o empenho individual, mas também reforça a importância do apoio institucional e do ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Assim, a participação e desempenho dos alunos do IFAL - Campus Penedo nas Olimpíadas de Química não só revelaram o potencial dos estudantes na área específica, mas também evidenciaram a correlação entre o estímulo à participação em atividades desafiadoras e o crescimento acadêmico e pessoal, reforçando a ideia de que iniciativas extracurriculares bem orientadas podem contribuir significativamente para a permanência e êxito dos alunos no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10583_TB2272_01112024160648.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAYNE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Crislayne"
    "autor_email" => "cs20@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110477
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2272
    "inscrito_id" => 10583
    "titulo" => "CONSTRUINDO TALENTOS PARA AS OLIMPÍADAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O projeto "Construindo Talentos para as Olimpíadas de Química" foi concebido com o propósito de motivar e engajar os estudantes do ensino médio ou fundamental a participarem ativamente das Olimpíadas do Conhecimento relacionado a Química. O objetivo desse trabalho é despertar nos estudantes do ensino fundamental e médio, o interesse pelo estudo da Química, preparando-os para competições regionais, nacionais e internacionais e identificar jovens talentos que possam ser estimulados a seguirem futuras carreiras técnico-científicas, bem como além de possibilitar a capacitação de preparo para os Exames Nacionais de Ensino Médio (ENEM). Durante a concepção do projeto, houve uma meticulosa fase de planejamento, onde foram delineados os tópicos e abordagens a serem explorados ao longo dos programas das diversas Olímpiadas OALQ, OBQ e ONC. A equipe composta por estudantes do Técnico em Química do Ifal-Campus Penedo empenhou-se na pesquisa e seleção criteriosa de conteúdos, visando proporcionar aos alunos uma imersão significativa nos fascínios da Química, utilizando experimentos e jogos. A experiência obtida por meio das Olimpíadas de Química não apenas despertou o interesse científico, mas também trouxe impactos positivos no ambiente escolar, estimulando a proatividade, a dedicação aos estudos e o comprometimento com metas educacionais. A conquista da medalha de ouro e bronze na OALQ não apenas enaltece o empenho individual, mas também reforça a importância do apoio institucional e do ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Assim, a participação e desempenho dos alunos do IFAL - Campus Penedo nas Olimpíadas de Química não só revelaram o potencial dos estudantes na área específica, mas também evidenciaram a correlação entre o estímulo à participação em atividades desafiadoras e o crescimento acadêmico e pessoal, reforçando a ideia de que iniciativas extracurriculares bem orientadas podem contribuir significativamente para a permanência e êxito dos alunos no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10583_TB2272_01112024160648.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAYNE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Crislayne"
    "autor_email" => "cs20@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto "Construindo Talentos para as Olimpíadas de Química" foi concebido com o propósito de motivar e engajar os estudantes do ensino médio ou fundamental a participarem ativamente das Olimpíadas do Conhecimento relacionado a Química. O objetivo desse trabalho é despertar nos estudantes do ensino fundamental e médio, o interesse pelo estudo da Química, preparando-os para competições regionais, nacionais e internacionais e identificar jovens talentos que possam ser estimulados a seguirem futuras carreiras técnico-científicas, bem como além de possibilitar a capacitação de preparo para os Exames Nacionais de Ensino Médio (ENEM). Durante a concepção do projeto, houve uma meticulosa fase de planejamento, onde foram delineados os tópicos e abordagens a serem explorados ao longo dos programas das diversas Olímpiadas OALQ, OBQ e ONC. A equipe composta por estudantes do Técnico em Química do Ifal-Campus Penedo empenhou-se na pesquisa e seleção criteriosa de conteúdos, visando proporcionar aos alunos uma imersão significativa nos fascínios da Química, utilizando experimentos e jogos. A experiência obtida por meio das Olimpíadas de Química não apenas despertou o interesse científico, mas também trouxe impactos positivos no ambiente escolar, estimulando a proatividade, a dedicação aos estudos e o comprometimento com metas educacionais. A conquista da medalha de ouro e bronze na OALQ não apenas enaltece o empenho individual, mas também reforça a importância do apoio institucional e do ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Assim, a participação e desempenho dos alunos do IFAL - Campus Penedo nas Olimpíadas de Química não só revelaram o potencial dos estudantes na área específica, mas também evidenciaram a correlação entre o estímulo à participação em atividades desafiadoras e o crescimento acadêmico e pessoal, reforçando a ideia de que iniciativas extracurriculares bem orientadas podem contribuir significativamente para a permanência e êxito dos alunos no ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.