O texto objetiva refletir sobre os aprendizados de formação docente em Pedagogia durante o estágio supervisionado na Educação Infantil em uma escola da rede privada da cidade serrana de Garanhuns/PE. Adotamos como metodologia o relato de experiência com o uso de diário de bordo no contexto da Educação Infantil. O foco foi sobre o ensino das brincadeiras na turma de nível I, composta por 17 crianças, meninos e meninas, com idades entre 2 a 3 anos, uma delas tem autismo grau moderado e 5 delas estão em processo de desfralde, precisando, por vezes, do apoio da gente para os cuidados de higiene na ida ao banheiro da escola. A experiência teve início no dia 04 de setembro até o dia 13 de setembro de 2023. Nas oportunidades, desenvolvi: a confecção de um brinquedo musical (barangandã), o jogo de Caça às formas e algumas brincadeiras cantadas, a exemplo da Serpente. Por fim, a experiência revela que na educação há um constante fazer/refazer, aprender/ensinar que mostra a relevância em elaborar novas parcerias e fazer atividades complementares na escola para enriquecer a formação inicial e continuada dos professores na Educação Básica, especialmente quando se trata de articular o brincar, cuidar e educar na educação formal.