Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO DE PEDAGOGIA: BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS DO DOM BOSCO 7 SABERES DE GARANHUNS/PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114802
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8470
    "inscrito_id" => 4168
    "titulo" => "O ESTÁGIO DE PEDAGOGIA: BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS DO DOM BOSCO 7 SABERES DE GARANHUNS/PE"
    "resumo" => "O texto objetiva refletir sobre os aprendizados de formação docente em Pedagogia durante o estágio supervisionado na Educação Infantil em uma escola da rede privada da cidade serrana de Garanhuns/PE. Adotamos como metodologia o relato de experiência com o uso de diário de bordo no contexto da Educação Infantil. O foco foi sobre o ensino das brincadeiras na turma de nível I, composta por 17 crianças, meninos e meninas, com idades entre 2 a 3 anos, uma delas tem autismo grau moderado e 5 delas estão em processo de desfralde, precisando, por vezes, do apoio da gente para os cuidados de higiene na ida ao banheiro da escola. A experiência teve início no dia 04 de setembro até o dia 13 de setembro de 2023. Nas oportunidades, desenvolvi: a confecção de um brinquedo musical (barangandã), o jogo de Caça às formas e algumas brincadeiras cantadas, a exemplo da Serpente. Por fim, a experiência revela que na educação há um constante fazer/refazer, aprender/ensinar que mostra a relevância em elaborar novas parcerias e fazer atividades complementares na escola para enriquecer a formação inicial e continuada dos professores na Educação Básica, especialmente quando se trata de articular o brincar, cuidar e educar na educação formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4168_TB8470_03102024215556.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE JUSTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Emanuelle"
    "autor_email" => "manusantos.ef@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114802
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8470
    "inscrito_id" => 4168
    "titulo" => "O ESTÁGIO DE PEDAGOGIA: BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS DO DOM BOSCO 7 SABERES DE GARANHUNS/PE"
    "resumo" => "O texto objetiva refletir sobre os aprendizados de formação docente em Pedagogia durante o estágio supervisionado na Educação Infantil em uma escola da rede privada da cidade serrana de Garanhuns/PE. Adotamos como metodologia o relato de experiência com o uso de diário de bordo no contexto da Educação Infantil. O foco foi sobre o ensino das brincadeiras na turma de nível I, composta por 17 crianças, meninos e meninas, com idades entre 2 a 3 anos, uma delas tem autismo grau moderado e 5 delas estão em processo de desfralde, precisando, por vezes, do apoio da gente para os cuidados de higiene na ida ao banheiro da escola. A experiência teve início no dia 04 de setembro até o dia 13 de setembro de 2023. Nas oportunidades, desenvolvi: a confecção de um brinquedo musical (barangandã), o jogo de Caça às formas e algumas brincadeiras cantadas, a exemplo da Serpente. Por fim, a experiência revela que na educação há um constante fazer/refazer, aprender/ensinar que mostra a relevância em elaborar novas parcerias e fazer atividades complementares na escola para enriquecer a formação inicial e continuada dos professores na Educação Básica, especialmente quando se trata de articular o brincar, cuidar e educar na educação formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4168_TB8470_03102024215556.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE JUSTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Emanuelle"
    "autor_email" => "manusantos.ef@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O texto objetiva refletir sobre os aprendizados de formação docente em Pedagogia durante o estágio supervisionado na Educação Infantil em uma escola da rede privada da cidade serrana de Garanhuns/PE. Adotamos como metodologia o relato de experiência com o uso de diário de bordo no contexto da Educação Infantil. O foco foi sobre o ensino das brincadeiras na turma de nível I, composta por 17 crianças, meninos e meninas, com idades entre 2 a 3 anos, uma delas tem autismo grau moderado e 5 delas estão em processo de desfralde, precisando, por vezes, do apoio da gente para os cuidados de higiene na ida ao banheiro da escola. A experiência teve início no dia 04 de setembro até o dia 13 de setembro de 2023. Nas oportunidades, desenvolvi: a confecção de um brinquedo musical (barangandã), o jogo de Caça às formas e algumas brincadeiras cantadas, a exemplo da Serpente. Por fim, a experiência revela que na educação há um constante fazer/refazer, aprender/ensinar que mostra a relevância em elaborar novas parcerias e fazer atividades complementares na escola para enriquecer a formação inicial e continuada dos professores na Educação Básica, especialmente quando se trata de articular o brincar, cuidar e educar na educação formal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.