A educação do século XXI tem demandado a aplicação de estratégias de ensino com maior participação e envolvimento dos estudantes e o Ensino Superior tem criado momentos de provocação para o desenvolvimento e aplicação das metodologias ativas como forma de promover aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, o presente estudo ocorreu no contexto do curso de graduação em Psicologia de uma universidade particular do nordeste brasileiro, a qual prima pela implementação de diversas estratégias de ensino a fim de proporcionar um ambiente promissor para autonomia e protagonismo do estudante. Este estudo teve como objetivo explorar e analisar o Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos, que faz uso da ferramenta Texto Sentido a partir do princípio central do não julgamento, como gerador da aprendizagem significativa. Trata-se de um relato de experiência referente às observações realizadas durante o primeiro semestre do ano de 2022, no cotidiano da sala de aula da disciplina Psicologia do Adolescente, Adulto e Velhice. A partir da leitura de um texto com o conteúdo da disciplina, como estímulo evocativo, os estudantes deveriam elaborar e entregar os textos na aula posterior. No decorrer das atividades, antes da entrega dos textos-sentido, os estudantes participantes expressavam seus significados pessoais atribuídos, ao texto evocativo, em uma roda de conversa com seus colegas, a monitora e a professora, onde abria-se a discussão sobre as temáticas e impressões dos estudantes, a fim de acolher e escutar sobre as percepções genuínas sobre o texto estudado. Diante dos resultados, o estudo evidenciou que a partir do engajamento dos estudantes à metodologia, houve uma ressignificação no processo acadêmico dos envolvidos, o que suscitou o empoderamento de forma singular e coletiva sobre o seu próprio saber.