O Observatório da Educação da Universidade de Vassouras (Univassouras) - RJ, tem estudado a promoção da neurodiversidade na educação, buscando entender e atender às necessidades dos discentes neurodivergentes. A atuação envolve pesquisa e futura implementação de práticas pedagógicas propostas pelo curso de Pedagogia, que atendam às diversas necessidades dos estudantes neurodivergentes da educação básica. O trabalho do Observatório da Educação - Univassouras está sendo desenvolvido, a fim de que fortaleça a educação inclusiva, oferecendo oportunidades de aprendizagem equitativas e respeitando as singularidades de cada educando. Ao estudar a temática, o Observatório da Educação - Univassouras contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial. O objetivo de o estudo tem sido em analisar as iniciativas e programas educacionais relacionados à neurodiversidade na educação básica, incluindo pesquisas, capacitações e recursos educacionais. O procedimento metodológico para realização do estudo está subsidiado na revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Nesta perspectiva, está sendo realizada uma revisão detalhada dos materiais produzidos e relacionados à neurodiversidade na educação, incluindo relatórios de pesquisa, guias pedagógicos e materiais de capacitação. O aporte teórico foi estruturado a partir das reflexões de autores renomados no tema, a saber: Armstrong (2014); Davis (2017); Hock, Timm & Schumaker (2015); Grandin (2010); Nicolaidis (2014); Thomas & Solomon (2019), entre outros. O mapeamento abrangente das iniciativas e programas desenvolvidos à neurodiversidade na educação, bem como a avaliação do impacto das práticas pedagógicas promovidas na aprendizagem, no desenvolvimento socioemocional e na inclusão dos estudantes neurodivergentes são ações importantes propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras. Espera-se com esse trabalho fortalecer a compreensão das perspectivas e experiências dos diversos stakeholders em relação às abordagens pedagógicas, advindas das reflexões e discussões propostas pelo Observatório da Educação - Univassouras para neurodiversidade na educação.