Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO CONTRATURNO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO DISTRITO DA PAJUÇARA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ (CEARÁ)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto de expansão da política de educação integral e educação de tempo integral no Brasil, se faz necessário pensar as concepções e objetivos dos programas no contraturno escolar e sobre suas práticas executadas. A temática vem revelando a necessidade de aumentar o tempo escolar que garanta a formação integral, a promoção da cidadania e a redução das desigualdades nas oportunidades educacionais e sociais dos educandos, com a colaboração de ações intersetoriais. Neste sentido, propõe-se uma pesquisa avaliativa com um enfoque contra-hegemônico que tem o objetivo geral de avaliar o “Programa de Desenvolvimento das Atividades no Contraturno Escolar (PDACE)” nas escolas municipais do distrito da Pajuçara, no município de Maracanaú (Ceará)”, à luz da avaliação em profundidade de Rodrigues (2008), nas dimensões de conteúdo, contexto, trajetória, temporalidade e territorialidade da política. Esta pesquisa se justifica, visto que não foram identificadas pesquisas na temática e em específico no município de Maracanaú (Ceará), a partir da abordagem da avaliação em profundidade. A pesquisa teve natureza qualitativa, quanto aos objetivos a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, a partir da estratégia de estudo de caso múltiplo (Gil, 2008; Yin, 2001). Para a coleta de dados foi utilizado técnicas como: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários, e entrevistas semiestruturadas (Gil, 2008). A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise documental e análise de discurso Orlandi, (2009). Os resultados indicam os seguintes achados: (i) o PDACE se apresenta com mais efetividade como uma estratégia indutora de educação de tempo integral existindo espaço limitado para o desenvolvimento da integralidade do aluno; (ii) há ausência de estratégias intersetoriais na formulação, implantação e execução do PDACE; (iii) o PDACE favorece na diminuição das desigualdades educacionais e da vulnerabilidade social dos alunos; (iv) o PDACE contribui na construção da cidadania dos alunos.

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