Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SITUAÇÕES DE PROTAGONISMO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114760
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8408
    "inscrito_id" => 20332
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SITUAÇÕES DE PROTAGONISMO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar a minha experiência nas aulas de Educação Física na Educação Infantil e situações de protagonismo infantil. As aulas ocorreram em uma Escola de Educação Infantil em Campo Grande – MS, com crianças de dois anos. É importante ressaltar que quando a criança participa, é ouvida, respeitada nos seus direitos ela pode exercer seu protagonismo. A pesquisa demonstrou que durante as vivências com o grupo dois, as crianças demonstraram sua participação ou não, através do choro, do sorriso, da atenção, do toque, dos movimentos, do silêncio, entre outros. Para tanto, foi necessário que eu tivesse um olhar atento para as crianças, para as suas necessidades, respeitar seus espaços e momentos, e aos poucos inserir as atividades que eu tinha que ministrar. O conhecimento teórico colaborou muito com a prática docente, assim como ter um planejamento maleável, que podia ter mudanças quando necessário. E por último deixar momentos para as crianças conhecer, vivenciar, participar, reconhecer, explorar, diferentes movimentos, atividades e materiais nas aulas de Educação Física"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20332_TB8408_06082024210509.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA RODRIGUES FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisfurtado@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114760
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8408
    "inscrito_id" => 20332
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SITUAÇÕES DE PROTAGONISMO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar a minha experiência nas aulas de Educação Física na Educação Infantil e situações de protagonismo infantil. As aulas ocorreram em uma Escola de Educação Infantil em Campo Grande – MS, com crianças de dois anos. É importante ressaltar que quando a criança participa, é ouvida, respeitada nos seus direitos ela pode exercer seu protagonismo. A pesquisa demonstrou que durante as vivências com o grupo dois, as crianças demonstraram sua participação ou não, através do choro, do sorriso, da atenção, do toque, dos movimentos, do silêncio, entre outros. Para tanto, foi necessário que eu tivesse um olhar atento para as crianças, para as suas necessidades, respeitar seus espaços e momentos, e aos poucos inserir as atividades que eu tinha que ministrar. O conhecimento teórico colaborou muito com a prática docente, assim como ter um planejamento maleável, que podia ter mudanças quando necessário. E por último deixar momentos para as crianças conhecer, vivenciar, participar, reconhecer, explorar, diferentes movimentos, atividades e materiais nas aulas de Educação Física"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20332_TB8408_06082024210509.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA RODRIGUES FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisfurtado@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a minha experiência nas aulas de Educação Física na Educação Infantil e situações de protagonismo infantil. As aulas ocorreram em uma Escola de Educação Infantil em Campo Grande – MS, com crianças de dois anos. É importante ressaltar que quando a criança participa, é ouvida, respeitada nos seus direitos ela pode exercer seu protagonismo. A pesquisa demonstrou que durante as vivências com o grupo dois, as crianças demonstraram sua participação ou não, através do choro, do sorriso, da atenção, do toque, dos movimentos, do silêncio, entre outros. Para tanto, foi necessário que eu tivesse um olhar atento para as crianças, para as suas necessidades, respeitar seus espaços e momentos, e aos poucos inserir as atividades que eu tinha que ministrar. O conhecimento teórico colaborou muito com a prática docente, assim como ter um planejamento maleável, que podia ter mudanças quando necessário. E por último deixar momentos para as crianças conhecer, vivenciar, participar, reconhecer, explorar, diferentes movimentos, atividades e materiais nas aulas de Educação Física

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.