Este trabalho tem por objetivo relatar a minha experiência nas aulas de Educação Física na Educação Infantil e situações de protagonismo infantil. As aulas ocorreram em uma Escola de Educação Infantil em Campo Grande – MS, com crianças de dois anos. É importante ressaltar que quando a criança participa, é ouvida, respeitada nos seus direitos ela pode exercer seu protagonismo. A pesquisa demonstrou que durante as vivências com o grupo dois, as crianças demonstraram sua participação ou não, através do choro, do sorriso, da atenção, do toque, dos movimentos, do silêncio, entre outros. Para tanto, foi necessário que eu tivesse um olhar atento para as crianças, para as suas necessidades, respeitar seus espaços e momentos, e aos poucos inserir as atividades que eu tinha que ministrar. O conhecimento teórico colaborou muito com a prática docente, assim como ter um planejamento maleável, que podia ter mudanças quando necessário. E por último deixar momentos para as crianças conhecer, vivenciar, participar, reconhecer, explorar, diferentes movimentos, atividades e materiais nas aulas de Educação Física