A necessidade de coletar dados e apontar reflexões sobre as políticas para alfabetização na perspectiva inclusiva é a finalidade desta pesquisa, tendo como proposta a constituição de um núcleo de estudos e pesquisa com o intuito de ser um instrumento de informação com a publicização de dados, que não só se constitua como uma oportunidade de cumprimento da Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, Lei de Acesso à Informação, mas também a possibilidade de desenvolvimento de conhecimento e futuras pesquisas que ultrapassem o meio acadêmico, tendo como eixos: o trabalho coletivo, a sistematização de conhecimentos e os múltiplos olhares para a realidade em questão. Neste sentido, a problemática que sustentará as ações é: as políticas públicas para alfabetização na mesorregião do Paraná têm se consolidado na perspectiva inclusiva? Diante dessa questão norteadora, o objetivo do projeto será investigar as políticas públicas para a alfabetização com foco na inclusão. A metodologia será quanti-qualitativa e exploratória, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e a análise dos dados terá como método a Análise de Conteúdo. Pretende-se, com esse projeto, a constituição de um espaço colaborativo de pesquisa, reflexão, produção e disseminação de conhecimento na área de alfabetização e inclusão, bem como denunciar as fragilidade e anunciar as potencialidades, invertendo a lógica das diferenças como problema.