Este artigo tem como objetivo principal promover práticas de alfabetização na educação com jovens adultos e idosos-EJAI, em uma escola do município de Belém-Pará. Trata-se do desenvolvimento de projeto de pesquisa e extensão em uma escola municipal de Belém do Pará, onde são desenvolvidas práticas de educação popular, na perspectiva freireana, com uma turma de 13 alunos da educação especial da EJAI. O artigo se desenvolve em caráter de relato de experiência de educadores populares, do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, sobre práticas de alfabetização, com alunos com deficiência. Tais práticas desenvolvem o raciocínio criativo, a afetividade entre os educandos, a resolução de problemas, a empatia e o respeito entre os educandos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se em Paulo Freire e Faundez (1985), enfatizando a prática da pergunta e da criatividade, como pedagogia Outra, que valoriza o educando como protagonista de saber. Como metodologia desenvolvida em uma das aulas levamos uma caixa de bombom, com o desafio de fazer que os educandos pensassem como poderiam comer sem poder tocar no bombom com suas próprias mãos. O artigo se organiza em Práticas de Alfabetização, em seguida Educação Popular na Educação Especial na EJAI, a metodologia, o referencial teórico, os resultados da experiência, e finalmente as considerações finais. Os resultados de nossa avaliação foi que, após a experimentação os educandos ficaram felizes, a prática educativa foi bem desenvolvida, pressupondo que a atividade foi prazerosa e o objetivo alcançado.