A educação inclusiva surge da necessidade de assegurar igualdade de oportunidades para todos, independentemente de suas habilidades e característica individuais. Isso inclui alunos com deficiência, necessidades específicas e dificuldades de aprendizagem, promovendo também a diversidade e a valorização das diferenças. No contexto da educação especial o atendimento educacional especializado (AEE) desempenha um papel crucial nesse processo, oferecendo suporte adicional e adaptando práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos. Nas escolas de ensino regular, o AEE é realizado em salas de recursos multifuncionais equipadas com materiais e profissionais capacitados. Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas e desafios enfrentados por professores da sala de ensino regular e da sala de recursos de AEE em relação à educação inclusiva, com foco em entrevistas conduzidas com professores de uma escola da rede pública do município de Codó, Maranhão, Brasil, a fim de compreender como esses profissionais lidam com a inclusão. Os docentes mencionaram os desafios na abordagem individualizada, ressaltando a complexidade e importância dessa prática, e expressaram a necessidade do suporte estrutural e da importância da formação continuada. Além disso, os resultados enfatizam a importância de investimentos em formação docente e na infraestrutura escolar adaptada, incluindo a relevância da sociedade, famílias e gestores na criação de um ambiente propício para o pleno desenvolvimento de cada aluno, promovendo assim uma educação mais inclusiva e equitativa.