A CORPOREIDADE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2769 "inscrito_id" => 11231 "titulo" => "A CORPOREIDADE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa em Linguagem, Memória e Ensino do PPGLe/UEMASUL e tem por objetivo geral demonstrar como a corporeidade pode ser utilizada como instrumento educacional. Ressalta-se que é apresenta a teoria de letramento corporal, assim como os benefícios de ser uma pessoa corporalmente letrada, o letramento por meio da dança e mostram-se propostas de atividades de letramento corporal na prática do ambiente escolar. Assim, serão apresentadas duas sequências didáticas lúdicas direcionadas a crianças. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, de caráter descritivo e dirige-se ao público especializado na área de Letras e Educação. Os fundamentos teóricos estão embasados, principalmente, em Almeida (2018), Contri (2023), Corrêa e Santos (2022), Dantas (2020), Vieira (2019), Whitehead (2019), entre outros. Com a apresentação das atividades lúdicas corporais, nota-se que ao integrar o letramento corporal no ambiente escolar, os educadores podem proporcionar aos alunos uma abordagem mais holística e inclusiva da aprendizagem, reconhecendo o corpo como uma ferramenta valiosa e promovendo uma compreensão mais profunda e significativa do mundo ao seu redor. Além disso, essa abordagem é relevante, pois pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos alunos, bem como para a promoção da autoestima e da autoconfiança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11231_TB2769_08042024162629.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielaribeiro.201713885@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2769 "inscrito_id" => 11231 "titulo" => "A CORPOREIDADE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa em Linguagem, Memória e Ensino do PPGLe/UEMASUL e tem por objetivo geral demonstrar como a corporeidade pode ser utilizada como instrumento educacional. Ressalta-se que é apresenta a teoria de letramento corporal, assim como os benefícios de ser uma pessoa corporalmente letrada, o letramento por meio da dança e mostram-se propostas de atividades de letramento corporal na prática do ambiente escolar. Assim, serão apresentadas duas sequências didáticas lúdicas direcionadas a crianças. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, de caráter descritivo e dirige-se ao público especializado na área de Letras e Educação. Os fundamentos teóricos estão embasados, principalmente, em Almeida (2018), Contri (2023), Corrêa e Santos (2022), Dantas (2020), Vieira (2019), Whitehead (2019), entre outros. Com a apresentação das atividades lúdicas corporais, nota-se que ao integrar o letramento corporal no ambiente escolar, os educadores podem proporcionar aos alunos uma abordagem mais holística e inclusiva da aprendizagem, reconhecendo o corpo como uma ferramenta valiosa e promovendo uma compreensão mais profunda e significativa do mundo ao seu redor. Além disso, essa abordagem é relevante, pois pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos alunos, bem como para a promoção da autoestima e da autoconfiança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11231_TB2769_08042024162629.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielaribeiro.201713885@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }