A presente pesquisa tem por objetivo propor uma sequência didática para o ensino de língua portuguesa como L2 para surdos a partir de gêneros textuais. Neste intento, as práticas de ensino nos processos educativos voltados para estudantes surdos na educação básica, ainda, por vezes são permeadas de resquícios da abordagem oralista. Com o fito de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas em educação, mais especificamente, na educação de surdos, esse trabalho visa agregar novos conceitos e novas tangentes nas estratégias acerca da educação das pessoas surdas no contexto da educação básica brasileira, levando em consideração o que preconiza a legislação brasileira sobre educação dos surdos e os novos estudos que encabeçam a temática. Nessa lógica, busca-se compreender quais a estratégias de inclusão do aluno surdo, não focando somente na figura do intérprete de Libras como um importante agente que participa dos processos educacionais, mas, sobretudo, nas metodologias e artefatos que os docentes da educação básica, principalmente de língua portuguesa, podem estar se apropriando para aplicar em suas aulas e que, verdadeiramente, contribuam para o desenvolvimento cognitivo e da escrita do estudante surdo. Posto isso, traçamos como objetivo geral desse estudo: apresentar uma sequência didática com uso de gêneros textuais para aquisição do português em sua modalidade escrita. Diante disso, a metodologia e abordagem empreendida no trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental. A pesquisa qualitativa trouxe grande e variadas contribuições e avanços no campo do conhecimento na área da educação, permitindo uma compreensão mais genérica dos processos escolares, de ensino, de aprendizagem, de relações, e de aspectos culturais, de socialização dos sujeitos, do cotidiano escolar em suas diversas e múltiplas facetas. Portanto, conclui-se que o ensino de L2 para surdos a partir de sequência didática bem estruturada, é um importante passo para a aquisição da língua escrita.