A monitoria é um projeto essencial para a formação docente, possibilitando experiências significativas no âmbito do ensino-aprendizagem ao instigar o monitor a colocar em prática o conhecimento adquirido, visto que existe uma distância entre o graduando e a realidade da sala de aula. Além de permitir o desenvolvimento de autonomia e atribuir direcionamento para compreender a linha metodológica que o professor em formação deseja seguir. Dessa forma, também proporciona a superação de qualquer nervosismo e desmistifica os medos dos obstáculos da sala de aula, a monitoria leva à compreensão das diferentes atribuições do professor, da rotina da escola e das dificuldades existentes, tanto na convivência em sala quanto nas dúvidas recorrentes dos alunos sobre a disciplina, enriquecendo o docente com experiência. Dito isto, este trabalho relata a experiência de uma docente durante o primeiro semestre de 2023 no programa de monitoria de Ciências e Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada localizada em Pernambuco. A abordagem adotada refere-se à construção ativa do conhecimento dos alunos por meio das interações presentes em sala de aula, formando um conhecimento colaborativo. O processo será esclarecido por meio da descrição dos fatos, desde a admissão até a adaptação em sala de aula, abordando os pontos positivos e negativos, com o propósito de destacar a importância do estudante-monitor e incentivar a permanência deste projeto.