Com o sucateamento das instituições interioranas da região Nordeste do país, advindo da carência de infraestruturas e materiais adequados para a elaboração de aulas práticas de zoologia em escolas de educação básica da rede pública de ensino, cria-se uma lacuna de conhecimento entre o saber teórico e o saber prático. Dentre esses materiais, destaca-se a coleção didática de zoologia, cujos animais ou partes anatômicas dos mesmos são preservados para fins de pesquisa, ensino e atividades externas ao meio acadêmico. Elas podem ser utilizadas em exposições didáticas e atividades imersivas para a comunidade. Do exposto, objetiva-se neste trabalho relatar a realização de exposições zoológicas didáticas em escolas públicas dos sertões de Crateús. Assim, a pesquisa em tela caracteriza-se como um relato de experiência descritivo, de abordagem qualitativa, de uma exposição de história natural ocorrida durante o mês de Novembro de 2023 no município de Crateús, Ceará. A partir da análise observacional do transcorrer da exposição, foi perceptível o desenvolvimento de um espaço acolhedor, permitindo a máxima interação dos alunos com os expositores, gerando assim um meio no qual suas dúvidas são expostas sem medo de serem mal interpretadas, ao mesmo tempo que estimula aqueles que já possuem afinidade com a área da zoologia a se aprofundar ainda mais nesse tema. Em decorrência da ausência de laboratórios e acervos em escolas públicas, é de grande importância as exposições para o aprimoramento das aulas de biologia, para que esses alunos tenham visualização desses animais, e entendam suas partes anatômicas, suas características principais e as diferenças entre as espécies. Assim, a realização dessas atividades extensionistas proporcionam o contato direto dos participantes com a fauna local, possibilitando aos alunos conhecerem os animais estudados em sala de aula, assimilarem o conteúdo teórico com suas representações práticas, esclarecerem suas dúvidas, bem como apresentar curiosidades acerca desses metazoários