A avaliação da aprendizagem tem sido amplamente discutida e debatida no cenário educacional e, principalmente nas práticas docentes. Compreender as diversas modalidades de avaliação que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem é um grande desafio dos educadores em vários níveis no contexto educacional. Nesse sentido, pouco é adotado o termo “avaliação” nas escolas, normalmente é substituído por provas/exames, na qual essa prática distorce o ato de avaliar. Diante disso o presente estudo tem por objetivo analisar as percepções das práticas avaliativas de 18 professores que atuam nas escolas públicas do município de Bom Jesus-PI. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa sustentata nos estudos de Chizzotti 2008-2011. Ludke e André (1996) Mynaio (2001), dentre outros., e como estratégia de investigação e coleta de dados, a entrevista. A partir da leitura e releitura dos dados coletados, foi possível levantar três categorias de análises. Primeira categoria: Concepções dos professores de Ciências sobre o processo avaliativo. Segunda categoria: Percalços da avaliação da aprendizagem na percepção dos professores entrevistados; e a terceira categoria: Formas de avaliar dos professores entrevistados. Foi possível evidenciar com os resultados que, se consideramos todos os aspectos da avaliação (deveres, objetivos, etc.), e a evidência do aprendizado, reduzimos muito os riscos de avaliar de forma errônea e muitas vezes até tendenciosa, pois a avaliação deve ser um processo de aprendizado contínuo para os diferentes atores envolvidos nela.