O presente estudo foi conduzido em uma escola estadual de Ensino Médio regular e EJA localizada em Jaboatão dos Guararapes, utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva. Os índices de evasão escolar são mais elevados no Ensino Médio, sendo uma grande fonte de preocupação, principalmente no que diz respeito às questões sociais. A escolha por uma metodologia qualitativa permitiu uma análise mais aprofundada das experiências vividas no Programa Monitoria PE, possibilitando a compreensão dos fatores que contribuem para a evasão escolar. O Programa Monitoria PE foi implementado como uma iniciativa preventiva, visando resgatar estudantes afastados e potencializar o desempenho acadêmico. Diversas estratégias foram adotadas, como o envio de cartas, ligações para os estudantes e seus familiares, acolhimento individual e visitas domiciliares. Essas ações buscaram estabelecer uma conexão mais próxima entre a escola, os estudantes e suas famílias, identificando as causas da evasão e desenvolvendo soluções personalizadas. Os resultados obtidos indicam que, embora existam desafios significativos, as estratégias implementadas no Programa Monitoria PE apresentaram resultados positivos. A redução da evasão escolar e o aumento do desempenho acadêmico foram observados, demonstrando a eficácia das abordagens preventivas adotadas. A análise dos dados revelou motivos externos à escola, relacionados à vida pessoal e condições socioeconômicas dos estudantes, como os principais fatores que dificultaram a permanência na escola. Essa compreensão permitiu que as intervenções do programa fossem direcionadas de forma mais precisa, abordando as questões específicas que influenciavam a frequência e o desempenho. Esses resultados podem servir como base para aprimorar políticas educacionais e práticas escolares, visando promover a permanência dos estudantes e melhorar seus resultados acadêmicos.