RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de docentes na Educação Infantil, estabelecendo uma conexão com as narrativas infantis na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, baseada em teses disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) entre 2018 e 2023, analisa a complexidade da formação docente na compreensão das narrativas infantis enquanto dispositivo de formação. Destaca-se a importância de considerar crianças como sujeitos históricos e de direitos, visando ampliar estudos na formação docente, especialmente na apropriação e legitimação das narrativas infantis. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas e compreensões relacionadas à formação docente nesse contexto, considerando a relevância das narrativas infantis. A metodologia incluiu uma busca criteriosa no portal da CAPES, utilizando os descritores Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Narrativas infantis e Formação Continuada Docente. Dos 138 trabalhos correlatos encontrados, seis foram selecionados por atenderem aos descritores. A investigação busca analisar o estado da arte da formação continuada de professores na Educação Infantil, possibilitando um olhar reflexivo às práticas educativas. O desafio reside na complexidade das pesquisas, influenciadas pelo contexto pandêmico e por retrocessos políticos em relação aos investimentos na educação. Como resultado, espera-se que esta pesquisa possibilite reflexões para a melhoria das práticas de formação continuada docente na Educação Infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo contexto pandêmico e pelas limitações políticas nos investimentos educacionais. Destaca-se, ainda, a relevância das narrativas infantis como elemento fundante nesse processo de aprimoramento, favorecendo uma base sólida para o desenvolvimento da escuta sensível de estratégias pedagógicas mais democráticas centradas na criança. Palavras-chave: Formação Continuada Docente, Educação Infantil, Narrativas Infantis, Estado da Arte.