AFETIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – RJ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112841 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5642 "inscrito_id" => 12759 "titulo" => "AFETIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – RJ" "resumo" => "O presente trabalho, que se caracteriza como estudo de caso, buscou investigar o impacto da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Para isso, partimos da compreensão de que a afetividade é uma dimensão humana que abrange sentimentos, emoções, desejos e motivações, e desempenha um papel crucial na construção do conhecimento. Já a alfabetização, concebemos como um processo social e cultural, envolvendo não apenas a mestria da leitura e escrita, mas também práticas sociais significativas. Partindo dessas premissas, a pesquisa foi realizada com professoras que atuam em classes de alfabetização em uma escola pública do Município de São Francisco de Itabapoana, interior do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia incluiu a observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas individuais com cada professora seguiram um roteiro prévio de questões abertas. Além disso, a pesquisa bibliográfica explorou teorias de afetividade na alfabetização, incluindo contribuições de Paulo Freire (1921/1997), Magda Soares (1932/2023), Henri Wallon (1879/1962) e Vygotsky (2003). A análise das entrevistas revelou que na perspectiva das educadoras a afetividade é um fator essencial para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Portanto, os professores alfabetizadores devem considerar a afetividade em sua prática pedagógica, contribuindo para a formação de leitores e escritores competentes e críticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12759_TB5642_17102024100907.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE ASSIS RIBEIRO GASPAR" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biank-assis@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112841 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5642 "inscrito_id" => 12759 "titulo" => "AFETIVIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – RJ" "resumo" => "O presente trabalho, que se caracteriza como estudo de caso, buscou investigar o impacto da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização. Para isso, partimos da compreensão de que a afetividade é uma dimensão humana que abrange sentimentos, emoções, desejos e motivações, e desempenha um papel crucial na construção do conhecimento. Já a alfabetização, concebemos como um processo social e cultural, envolvendo não apenas a mestria da leitura e escrita, mas também práticas sociais significativas. Partindo dessas premissas, a pesquisa foi realizada com professoras que atuam em classes de alfabetização em uma escola pública do Município de São Francisco de Itabapoana, interior do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia incluiu a observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas individuais com cada professora seguiram um roteiro prévio de questões abertas. Além disso, a pesquisa bibliográfica explorou teorias de afetividade na alfabetização, incluindo contribuições de Paulo Freire (1921/1997), Magda Soares (1932/2023), Henri Wallon (1879/1962) e Vygotsky (2003). A análise das entrevistas revelou que na perspectiva das educadoras a afetividade é um fator essencial para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Portanto, os professores alfabetizadores devem considerar a afetividade em sua prática pedagógica, contribuindo para a formação de leitores e escritores competentes e críticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12759_TB5642_17102024100907.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DE ASSIS RIBEIRO GASPAR" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biank-assis@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }