DOCÊNCIA E ASSISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES REGENTES, PROFESSORES AUXILIARES E PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110276 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 9807 "titulo" => "DOCÊNCIA E ASSISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES REGENTES, PROFESSORES AUXILIARES E PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações educacionais estabelecidas entre professores regentes, professores auxiliares e profissionais de apoio escolar a fim de constatar as dificuldades e desafios enfrentados pelos educadores nesta modalidade. Optou-se por adotar uma abordagem qualitativa nesta pesquisa científica categorizada de forma exploratória como tipo de pesquisa. Em relação aos procedimentos, adota-se a pesquisa empírica. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, o qual foi aplicado aos professores que atuam em uma rede pública municipal de Alagoas. A pesquisa, embasada nos princípios da educação especial e inclusiva, busca oferecer insights sobre a dinâmica do trabalho docente nessa modalidade, além de examinar as diretrizes oficiais que orientam tal prática. Apresentam-se como resultados as dificuldades apresentadas por cada ator envolvido e as possíveis alternativas para suprir o gargalo da aprendizagem dos estudantes atendidos pela educação especial. A análise aponta para a dificuldade do planejamento coletivo das atividades educacionais, bem como destaca os benefícios das estratégias específicas implementadas no contexto da educação especial. Conclui-se que a formação inicial dos profissionais envolvidos na educação especial e a sua forma de relação com as crianças exercem um impacto significativo no desenvolvimento educacional e escolar dos alunos atendidos nesta modalidade, bem como no processo de inclusão educacional e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9807_TB1993_27102024231528.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA ROBERTA GALVÃO SIMPLÍCIO" "autor_nome_curto" => "PAULA SIMPLICIO" "autor_email" => "paularoberta.gs@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110276 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 9807 "titulo" => "DOCÊNCIA E ASSISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES REGENTES, PROFESSORES AUXILIARES E PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações educacionais estabelecidas entre professores regentes, professores auxiliares e profissionais de apoio escolar a fim de constatar as dificuldades e desafios enfrentados pelos educadores nesta modalidade. Optou-se por adotar uma abordagem qualitativa nesta pesquisa científica categorizada de forma exploratória como tipo de pesquisa. Em relação aos procedimentos, adota-se a pesquisa empírica. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, o qual foi aplicado aos professores que atuam em uma rede pública municipal de Alagoas. A pesquisa, embasada nos princípios da educação especial e inclusiva, busca oferecer insights sobre a dinâmica do trabalho docente nessa modalidade, além de examinar as diretrizes oficiais que orientam tal prática. Apresentam-se como resultados as dificuldades apresentadas por cada ator envolvido e as possíveis alternativas para suprir o gargalo da aprendizagem dos estudantes atendidos pela educação especial. A análise aponta para a dificuldade do planejamento coletivo das atividades educacionais, bem como destaca os benefícios das estratégias específicas implementadas no contexto da educação especial. Conclui-se que a formação inicial dos profissionais envolvidos na educação especial e a sua forma de relação com as crianças exercem um impacto significativo no desenvolvimento educacional e escolar dos alunos atendidos nesta modalidade, bem como no processo de inclusão educacional e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9807_TB1993_27102024231528.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA ROBERTA GALVÃO SIMPLÍCIO" "autor_nome_curto" => "PAULA SIMPLICIO" "autor_email" => "paularoberta.gs@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }