Na análise da cultura escolar, empregamos este conceito para compreender a estrutura organizacional e o funcionamento interno das instituições de ensino, assim como suas práticas educativas. Reconhecemos que cada escola possui uma cultura própria, singular dentro de seu contexto específico, porém conectada a práticas culturais mais amplas da sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho tem o objetivo estudar as práticas escolares da Escola Aurora Pedroso Camargo de Dourados MS, na década de 1980. O recorte temporal abrange o período de criação e instalação dessa instituição escolar nesse município. O trabalho é desenvolvido por meio de referências ligadas à história, à história da educação, a história das instituições escolares, a história de Mato Grosso do Sul, a nova história cultural, entre outras. E, também, por meio da pesquisa documental, a partir de documentos coletados, principalmente, no arquivo dessa Escola, na Secretaria Municipal de Educação de Dourados, entre outros lugares. Os resultados apontaram que a Escola Municipal Aurora Pedroso Camargo sendo à primeira instituição escolar de Dourados, criada e instalada a partir de um projeto para funcionar em período integral no município, no final da década de 1980. Possibilitam a escrita de uma nova história das instituições escolares, bem como uma história do cotidiano escolar por meio da cultura escolar, lembrando se que, no interior da escola, as ações dos sujeitos serão inventadas, ou recriadas. Neste contexto, afirmamos que a escola é tanto um produto quanto um produtor da sociedade. Na história da educação, novas perspectivas têm ampliado nossa compreensão sobre o papel e a dinâmica da escola.