Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as contribuições da participação como bolsistas do PIBID no Subprojeto RE/ações na Iniciação à Docência para/com a Licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Castanhal-PA, para a formação de futuros professores de Matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva e exploratória, conforme D’Ambrósio (2004), e se baseou na análise de conteúdo dos relatórios mensais dos bolsistas. Durante 18 meses, os bolsistas desenvolveram atividades práticas em uma escola estadual, focando em aulas de reforço de Matemática para alunos do 8º e 9º ano. As atividades foram planejadas para abordar conteúdos já ensinados, utilizando metodologias lúdicas como jogos e desafios, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa. Os resultados destacaram várias contribuições importantes: Desenvolvimento de Habilidades Didáticas: Os bolsistas aprimoraram suas estratégias de ensino, elaborando materiais didáticos criativos e motivadores. Aprofundamento do Conhecimento Matemático: Através de estudos e debates com coordenadores de área, os bolsistas aprofundaram sua compreensão dos conceitos matemáticos. Experiência Prática em Sala de Aula: A imersão no ambiente escolar permitiu observar diferentes estilos de aprendizagem e desenvolver estratégias para superar desafios, como dificuldades de abstração e interpretação de enunciados. Reflexão Crítica sobre a Prática Docente: A análise contínua das próprias ações em sala de aula, confrontadas com teorias e metodologias inovadoras, fortaleceu uma postura reflexiva e crítica. A participação no PIBID não só beneficiou os futuros professores, mas também teve um impacto positivo nos alunos da educação básica, melhorando a qualidade do ensino de Matemática. A experiência transformou os bolsistas, preparando-os melhor para enfrentar os desafios da docência e contribuindo para uma educação mais justa e equitativa. Ao final, o relato evidencia que a imersão prática e a reflexão crítica contínua são fundamentais para a formação docente de qualidade.