A Análise Aplicada do Comportamento (ABA) é uma abordagem da psicologia amplamente utilizada para compreender o comportamento humano, especialmente no contexto do autismo. O trabalho com crianças autistas visa integrá-las à comunidade em que estão inseridas, promovendo avanços significativos em seu desenvolvimento. A ABA é reconhecida como um tratamento eficaz, respaldado por evidências científicas. Na área da educação, o ABA traz um auxílio de orientação ao meio em que o estudante se inclina durante o seu percurso, logo, o objetivo central desta pesquisa é tratar como o ABA guia ao caminho do ensino aprendizagem em sala de aula. A metodologia qualitativa vem de uma abordagem qualitativa que permite uma investigação detalhada e aprofundada das experiências, perspectivas e interações dos participantes envolvidos no uso da ABA. Nos resultados e discussões do meio em que envolve o ABA, houve a produção de argumentos e informações construtivas ao crescimento científico no país que interliga a inclusão à educação e, para isso, necessita fornecer formações. A conclusão destaca a importância da abordagem qualitativa na pesquisa sobre ABA e inclusão educacional. Ao analisar as experiências dos participantes, identificaram-se informações valiosas para o avanço científico nacional.