A pesquisa por ferramentas metodológicas de ensino em busca de melhorar a aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Química tem sido uma constante entre educadores da área de Ciências. Na realidade escolar, é corriqueiro que os alunos classifiquem a disciplina de Química como cansativa e de difícil compreensão. Essa realidade está presa a grande parte dos estudantes, já que a Química é um componente curricular que envolve teoria e prática. Em busca de sanar essa problemática encontrada durante o processo de ensino-aprendizagem, criou-se a peça Química em Ação no Cangaço da Paixão, cujo objetivo é a criação e realização de uma peça teatral envolvendo conceitos interdisciplinares em uma escola profissional como forma de inovação do ensino e valorizar a construção de uma ponte entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano. A peça, elaborada em uma escola no município de Eusébio/Ceará, busca mostrar a presença da química em uma época muito importante na história brasileira. O percurso metodológico do projeto constou de um levantamento da temática a ser abordada seguido de um estudo coletivo. O trabalho foi dividido em: escolha da temática, criação do teatro científico e dos materiais, elaboração de questionários e apresentação da peça. Usando o lúdico e a interdisciplinaridade, observou-se uma melhor compreensão dos conteúdos abordados pelos alunos, além da escrita nos enredos, os quais trouxeram as temáticas relacionadas ao cotidiano por meio de fatos reais. Dessa forma, a ferramenta foi eficaz, pois proporcionou ludicidade, compreensão e sanou as dificuldades encontradas durante as aulas ministradas. Os resultados do projeto apontaram que criação, produção e encenação teatral de cunho científico devem ser sempre encorajadas, pois, a união entre a Ciência e a Arte é propícia para o ensino e contribui para difusão e divulgação do conhecimento científico.