LUIZ, Alessandra Pereira et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/109010>. Acesso em: 22/11/2024 18:39
Neste trabalho investiga-se os conhecimentos que acadêmicos concluintes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia possuem a respeito dos anfíbios anuros, uma vez que este é um tema abordado curricularmente na Educação Básica e serão os egressos de tais Cursos que diretamente com esse conteúdo. Para tanto, participaram 21 estudantes do último semestre, dos Cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal. Os conhecimentos dos futuros educadores foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento é composto por três seções, a primeira destinada aos conhecimentos biológicos sobre os anuros; na segunda, é apresentada uma imagem de cada representante da Ordem e, a partir da imagem, os estudantes apontam quais sentimentos possuem em relação a esses animais, e por fim, a última seção do questionário é constituída por diversos mitos e lendas que cercam os anuros, no qual, os estudantes discorrem a respeito das informações apresentadas. Neste artigo, explora-se as ideias apresentadas na primeira seção, isto é, sobre os conhecimentos biológicos acerca dos anuros. As ideias apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos, foi utilizado o Software Atlas.ti, onde neste foram elencadas categorias fundamentais para posterior análise dos conhecimentos. Deste modo, verificou-se que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa, e que são diferentes os habitats onde observaram esses animais. No entanto, observa-se uma considerável escassez em relação aos conhecimentos biológicos, como em relação ao ciclo de vida e diferenças entre os animais. A partir desses resultados problematiza-se a formação inicial de professores, no que diz respeito a esses conhecimentos relacionados a uma compreensão global destes seres vivos, que perpassa a preservação das espécies.