O objetivo da pesquisa foi estudar as estratégias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física, realizadas no Ensino Médio, das escolas públicas de São Luís - MA, durante os anos iniciais da pandemia de COVID-19. A metodologia empregada foi uma pesquisa qualitativa com uso do método descritivo analítico, utilizando como instrumento o levantamento bibliográfico e documental da ficha de observação de aulas remotas, cujos cenários foram as aulas de Educação Física na rede pública estadual da cidade de São Luís, associadas ao componente curricular Educação Física no Ensino Médio ofertado pelo Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, em 2020 e 2021, obedecendo o modelo remoto de aulas. Os resultados apontaram que os professores criaram métodos e estratégias que beneficiaram o aprendizado dos alunos no ensino remoto, respeitando suas limitações com a falta de internet e computador em suas casas, adaptando o ensino às suas realidades. Além disso, os docentes utilizaram recursos alternativos, como atividades físicas que poderiam ser realizadas com objetos disponíveis em casa, e promoveram aulas assíncronas para flexibilizar o acesso dos alunos ao conteúdo. Concluímos que, os professores das escolas públicas do Ensino Médio de São Luís - MA se adaptaram à realidade dos seus alunos, tornando a aula acessível e inclusiva, e conseguiram manter o engajamento e a participação ativa dos estudantes, mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia.