O presente artigo está pautado em apresentar um roteiro de visitação aos museus históricos da cidade de Campina Grande, Paraíba, como recurso didático e auxílio de visitação para os alunos. Como estudo de caso, o roteiro já foi utilizado como recurso didático durante a visitação dos alunos do ensino básico dos anos finais do fundamental II através da disciplina de história às Itaquatiaras do Rio Ingá, na cidade de Ingá, Paraíba, e ao museu digital na cidade de Campina Grande, no mesmo estado. O roteiro foi elaborado com uma visitação prévia do docente ao museu, interligando os pontos principais do museu com o contexto histórico. Posteriormente, foi ministrada uma aula expositiva sobre História Local, seguida pela visitação aos museus, o que consequentemente gerou atividades lúdicas pós-visitação. O roteiro foi um dos materiais base para a sala de aula até o pós-visitação. Desse modo, como embasamento teórico, teremos a contribuição dos autores Nascimento (2003), com conceitos de práticas educativas; Chicarelli e Romeiro (2014), para as práticas de ensino de história e museu. No entanto, com a estimativa de considerações, não se deve deixar que os alunos reflitam sozinhos sobre os objetos ali inseridos, mas guiá-los previamente pelo roteiro para compreenderem o motivo da visitação, a fim de trabalhar o senso crítico e investigativo, destacando a importância das metodologias ativas para que o aluno seja protagonista do seu ensino-aprendizado. Além disso, deve-se auxiliá-los a compreender que aqueles objetos são fontes históricas, portadoras de informações, e a reconhecer sua historicidade.