A integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores enfrenta diversas fragilidades que podem comprometer a eficácia do uso dessas tecnologias na prática pedagógica. Muitas vezes, a formação inicial dos professores não aborda de forma adequada a integração das TDIC com metodologias ativas. Os cursos de formação inicial podem focar mais em teorias tradicionais e práticas pedagógicas convencionais, deixando os futuros educadores despreparados para utilizar as tecnologias digitais de maneira eficaz. Essa lacuna pode resultar em um uso superficial ou inadequado das TDIC quando esses professores começam a atuar no campo. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral averiguar as fragilidades na formação de professores para o uso das TDIC, com um enfoque especial nas metodologias ativas de ensino. Já os objetivos específicos incluem apresentar o que são as TDIC e analisar a integração das Tecnologias Digitais na educação e como elas influenciam a formação contínua de professores, identificando práticas eficazes e desafios enfrentados na adoção dessas tecnologias. Este artigo foi desenvolvido com base na revisão de literatura atual relacionada ao tema investigado, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. O estudo conclui que a formação de professores para o uso das TDIC e metodologias ativas precisa ser revista e aprimorada, com uma ênfase maior na prática e no suporte contínuo. É essencial que os programas de formação incluam treinamentos práticos, acompanhamento e suporte técnico, além de uma infraestrutura adequada nas escolas para garantir que os professores possam aplicar eficazmente o que aprenderam.