Este trabalho apresenta uma prévia das práticas lúdicas dos cursistas do Curso de Especialização "Saberes e Práticas para a Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua portuguesa e Matemática, da Universidade do Estado do Amazonas no município de Barreirinha. O curso é ofertado na modalidade Presencial Mediado por Tecnologia, com produção e transmissão das aulas a partir do Centro de Mídias da UEA e acompanhamento por professores assistentes que atuam como apoio pedagógico presencial aos cursistas em cada sala de aula. Tem como objetivo: Apresentar as práticas dos cursistas acerca da ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na fundamentação nos apoiamos em autores que contribuíram na compreensão da temática investigada, como Luckesi (2002), Belota e Souza (2023), entre outros que discutem a ludicidade na educação, apresentando a educação lúdica, como aquela que possibilitaria aos estudantes e educadores vivências plenas de sentidos e sensação de inteireza. A metodologia foi construída a partir da pesquisa qualitativa fundamentada em Cresswell (2010, p. 209), que afirma que: A pesquisa qualitativa é uma forma de investigação interpretativa em que os pesquisadores fazem uma interpretação do que enxergam, ouvem e entendem”. Partindo dessa perspectiva, utilizou-se o método de abordagem Fenomenológico, que busca a compreensão dos fenômenos sociais, neste caso, a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Ressalta-se que as atividades práticas da Especialização Saberes e Práticas para a Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática, mostraram uma variedade de formas de trabalhar o processo de alfabetização, tornando a aprendizagem mais agradável e prazerosa a quem ensina e quem aprende. Destaca-se a contação de história e os materiais pedagógicos como jogos (manifestação da ludicidade) dentre outros que contribuem para o processo de alfabetização.