Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA BIOLÓGICA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS INCLUSIVA NA ELETIVA 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE”.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação sexual inclusiva pretende proporcionar um entendimento global e respeitoso da diversidade de identidade e das necessidades sexuais que abordará o ensino investigativo na biologia. Diante da Eletiva 2, novo componente curricular da diversificada para alunos da 1ª série do ensino médio na Paraíba. A Eletiva 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE” tem como objetivo principal entender as emoções sexuais da mente a partir da anatomia e fisiologia humana, levando em conta os profissionais da saúde sexual e o protagonismo dos alunos. Através da proposta Curricular do Estado da Paraíba o itinerário formativo do novo Ensino Médio, junto com a BNCC (Base Comum Curricular Nacional) utilizando as competências e habilidades inclusivas no componente curricular da biologia. Para esta temática a BNCC destaca a importância de compreender aspectos biológicos e emocionais para uma formação integral dos alunos com deficiência e sem deficiência. Esse conhecimento contribui para o protagonismo dos alunos, pois entende que essas interações ajudam promover compreensão sobre o corpo, a mente, a saúde sexual e o respeito. Além disso, ao explorar esta temática, os alunos com deficiência pode exercer o protagonismo, tomando decisões em caso de abusos e no cuidado de higiene corporal, da saúde mental e sexual. As estratégias com metodologias ativas para a Eletiva 2 “EMOÇÕES: SEXUAL MENTE” combinará com a teoria e prática para explorar e desmistificar acerca das emoções sexuais e aspectos hormonais, com aulas expositivas que introduzem conceitos de anatomia e fisiologia e uso de material pedagógico. Além de estudos de casos com teatro de fantoche, práticas experimentais no laboratório de química e biologia, palestras e oficinas com profissionais da saúde sexual. Estratégias pedagógica inclusiva que promovam o protagonismo investigativo e aprendizagem significativa com atividades adaptas e inclusiva com equidade para todos.

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