O Bioma Caatinga possui grande relevância para a biodiversidade do Brasil e porque não dizer, do planeta. Rica em espécies endêmicas, sua exclusividade no território brasileiro, elucida sua importância econômica, social e ambiental, sendo fundamental para a população que nela vive. Entretanto esse Bioma ainda pouco estudado e valorizado, vem sofrendo ameaças de extinção de suas espécies através da ação humana. A perspectiva que se tem para a compreensão de conceitos e raciocínios geográficos significativos, passam pela construção de conhecimentos no âmbito do espaço escolar. É pertinente que se construa o sentimento de pertencimento para a formação de cidadãos conscientes e atuantes nas causas socioambientais. O ensino no século XXI está voltado para o protagonismo do aluno, enquanto sujeito ativo na construção de sua própria aprendizagem, buscando fazê-la de forma mais autônoma, com o apoio principalmente das tecnologias digitais. Esse trabalho buscou desenvolver uma metodologia de ensino para os alunos dos Anos Finais do ensino fundamental, com ênfase para o sétimo ano, contemplando conteúdos dos objetos de conhecimentos da disciplina de Geografia. A construção de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) com o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) constituem estratégias pedagógicas pautadas nos princípios das metodologias ativas e na aprendizagem significativa. Essa metodologia ativa ganhou notoriedade, como um método de ensino que proporciona maior engajamento dos alunos, seguindo os momentos síncronos, assíncronos, bem como os momentos presenciais. O percurso metodológico segue com base nas reflexões teóricas e refinadas de autores que tratam do assunto, como Bergmann e Sams (2017) sobre a Sala de Aula Invertida, e Moreira (2011) quanto aos passos da construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Essa é uma proposta a ser implementada, na qual espera-se que, por meio dessa intervenção didática, os resultados sejam significativos e contribuam para o avanço da aprendizagem no contexto da realidade e do mundo vivido pelos estudantes. Dessa forma, vale mesmo conferir que a implementação da UEPS, com o apoio da SAI podem contribuir para que os estudantes compreendam as potencialidades do Bioma Catinga e a necessidade de preservação de seus recursos naturais.