CONSTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA COMPREENDER O BIOMA CAATINGA UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114537 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8085 "inscrito_id" => 20267 "titulo" => "CONSTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA COMPREENDER O BIOMA CAATINGA UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA" "resumo" => "O Bioma Caatinga possui grande relevância para a biodiversidade do Brasil e porque não dizer, do planeta. Rica em espécies endêmicas, sua exclusividade no território brasileiro, elucida sua importância econômica, social e ambiental, sendo fundamental para a população que nela vive. Entretanto esse Bioma ainda pouco estudado e valorizado, vem sofrendo ameaças de extinção de suas espécies através da ação humana. A perspectiva que se tem para a compreensão de conceitos e raciocínios geográficos significativos, passam pela construção de conhecimentos no âmbito do espaço escolar. É pertinente que se construa o sentimento de pertencimento para a formação de cidadãos conscientes e atuantes nas causas socioambientais. O ensino no século XXI está voltado para o protagonismo do aluno, enquanto sujeito ativo na construção de sua própria aprendizagem, buscando fazê-la de forma mais autônoma, com o apoio principalmente das tecnologias digitais. Esse trabalho buscou desenvolver uma metodologia de ensino para os alunos dos Anos Finais do ensino fundamental, com ênfase para o sétimo ano, contemplando conteúdos dos objetos de conhecimentos da disciplina de Geografia. A construção de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) com o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) constituem estratégias pedagógicas pautadas nos princípios das metodologias ativas e na aprendizagem significativa. Essa metodologia ativa ganhou notoriedade, como um método de ensino que proporciona maior engajamento dos alunos, seguindo os momentos síncronos, assíncronos, bem como os momentos presenciais. O percurso metodológico segue com base nas reflexões teóricas e refinadas de autores que tratam do assunto, como Bergmann e Sams (2017) sobre a Sala de Aula Invertida, e Moreira (2011) quanto aos passos da construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Essa é uma proposta a ser implementada, na qual espera-se que, por meio dessa intervenção didática, os resultados sejam significativos e contribuam para o avanço da aprendizagem no contexto da realidade e do mundo vivido pelos estudantes. Dessa forma, vale mesmo conferir que a implementação da UEPS, com o apoio da SAI podem contribuir para que os estudantes compreendam as potencialidades do Bioma Catinga e a necessidade de preservação de seus recursos naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20267_TB8085_13102024214925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS LÁGRIMAS LEITE MINERVINO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "profmariaminervino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114537 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8085 "inscrito_id" => 20267 "titulo" => "CONSTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA COMPREENDER O BIOMA CAATINGA UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA" "resumo" => "O Bioma Caatinga possui grande relevância para a biodiversidade do Brasil e porque não dizer, do planeta. Rica em espécies endêmicas, sua exclusividade no território brasileiro, elucida sua importância econômica, social e ambiental, sendo fundamental para a população que nela vive. Entretanto esse Bioma ainda pouco estudado e valorizado, vem sofrendo ameaças de extinção de suas espécies através da ação humana. A perspectiva que se tem para a compreensão de conceitos e raciocínios geográficos significativos, passam pela construção de conhecimentos no âmbito do espaço escolar. É pertinente que se construa o sentimento de pertencimento para a formação de cidadãos conscientes e atuantes nas causas socioambientais. O ensino no século XXI está voltado para o protagonismo do aluno, enquanto sujeito ativo na construção de sua própria aprendizagem, buscando fazê-la de forma mais autônoma, com o apoio principalmente das tecnologias digitais. Esse trabalho buscou desenvolver uma metodologia de ensino para os alunos dos Anos Finais do ensino fundamental, com ênfase para o sétimo ano, contemplando conteúdos dos objetos de conhecimentos da disciplina de Geografia. A construção de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) com o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) constituem estratégias pedagógicas pautadas nos princípios das metodologias ativas e na aprendizagem significativa. Essa metodologia ativa ganhou notoriedade, como um método de ensino que proporciona maior engajamento dos alunos, seguindo os momentos síncronos, assíncronos, bem como os momentos presenciais. O percurso metodológico segue com base nas reflexões teóricas e refinadas de autores que tratam do assunto, como Bergmann e Sams (2017) sobre a Sala de Aula Invertida, e Moreira (2011) quanto aos passos da construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Essa é uma proposta a ser implementada, na qual espera-se que, por meio dessa intervenção didática, os resultados sejam significativos e contribuam para o avanço da aprendizagem no contexto da realidade e do mundo vivido pelos estudantes. Dessa forma, vale mesmo conferir que a implementação da UEPS, com o apoio da SAI podem contribuir para que os estudantes compreendam as potencialidades do Bioma Catinga e a necessidade de preservação de seus recursos naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20267_TB8085_13102024214925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS LÁGRIMAS LEITE MINERVINO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "profmariaminervino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }