A Educação Inclusiva emerge no contexto mundial como um movimento que reivindica o direito de que a Educação dessa parcela da população aconteça em espaços educacionais regulares; uma luta para que todos os sujeitos tenham o direito de conviver e aprender no mesmo espaço, uns com os outros, não apenas numa perspectiva inclusiva no sentido de estar junto, mas de usufruir dos mesmos direitos de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o de analisar as contribuições do trabalho docente nas escolas públicas de Castanhal – PA, a partir das diferentes propostas educativas, a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelo corpo docente da Rede Municipal de Ensino, afim de apresentar práticas para o fortalecimento da educação inclusiva nas unidades educativas. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, por meio da Revisão da Literatura e da Pesquisa Documental conforme trata Cellard (2008) e Bortoni-Ricardo (2009), pois ao tratarmos de educação inclusiva no país, entende-se que esta educação deva buscar a efetivação de um ambiente seguro, diverso, e sobretudo, acessível e igualitário para toda criança, tendo como base, os direitos assegurados pela Constituição Federal (Brasil, 1988) e demais legislações vigentes no Brasil. Assim, foram visitadas cinco escolas da RME de Castanhal como lócus da pesquisa, em diálogo com o referencial teórico: Mantoan (2003), Pimenta (2008) e Paulo Freire (1997).