O Transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na matemática, também titulado como discalculia, é uma dificuldade de aprendizagem que atinge diretamente as habilidades de compreensão dos números. Dessa forma trata-se de uma irregularidade neurológica que afeta as capacidades de aprender e domina os algarismos. Em alunos dos anos iniciais esse transtorno pode ter um impacto significativo no desenvolvimento acadêmico, já que a matéria de matemática é essencial nesta fase. Estudantes com discalculia podem apresentar dificuldade em entender números, realizar cálculos básicos, compreender símbolos, entre outros desafios, afetando fortemente no desenvolvimento e na autoestima desses alunos, gerando frustração e desmotivação no aprendizado. Fazendo com que seja muito importante promover estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas ás necessidades especificas desses estudantes, visando garantir um bom progresso acadêmico e emocional. Para a realização da pesquisa foram realizados estudos, de caráter bibliográfico embasado em Dias et al. 2013; Fletcher et al. 2009; Geary 2004; Machado 2020. O estudo tem o objetivo de analisar o impacto das intervenções criativas e lúdicas para alunos com discalculia nos anos iniciais, buscando promover a conscientização sobre a discalculia entre os educadores, a fim de criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para esses alunos. Com isso, na análise desempenhada, foi possível observar que as intervenções desempenham um papel fundamental em apoiar o processo de aprendizagem e emocional do estudante com discalculia.