Contexto: As Metodologias Ativas (MA) têm se mostrado efetivas no propósito de motivar os alunos, fornecer protagonismo no seu aprendizado e facilitar a absorção do conhecimento por meio de um processo ensino-aprendizagem significativo em diversos contextos educativos. Porém, professores de cursos de graduação em Ciência da Computação e áreas afins ainda encontram dificuldades para implementar MA em suas aulas, resultando em grande quantidade de aulas expositivas e seminários, baixa absorção do conteúdo e alto índice de reprovação. Objetivo: Apresentar uma metodologia de ensino baseada em MA aplicada ao nível de graduação de um curso de Sistemas de Informação. Método: Foram desenvolvidas aulas para quatro disciplinas do CEFET/RJ, campus Maria da Graça, a saber: Algoritmo Estruturado, Algoritmos e Estruturas de Dados I, Banco de Dados, e Gestão de Projetos de Software. As aulas foram planejadas fundamentando-se nos princípios das MA, aplicando estratégias como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, gamificação, estudo de caso, think-pair-share, entre outras. A aplicação foi realizada no primeiro período de 2024, em turmas de tamanhos variados (entre 10 e 40 alunos). Resultados: A utilização dessa abordagem resultou em boa absorção do conteúdo, medido não por meio de provas, mas sim por meio de exercícios teóricos e práticos ao longo de todas as aulas do curso. Além disso, foi alto o índice de aprovação dos alunos, assim como seu índice de satisfação, medido qualitativamente e quantitativamente por meio de questionários. Conclusão: A utilização de Metodologias Ativas no ensino de Ciência da Computação e áreas afins deve ser estimulada, especialmente ao nível de graduação. Este trabalho pode ser utilizado como estudo de caso, oferecendo um exemplo de aplicação de estratégias que podem ser adaptadas para outros contextos, tendo obtido resultados satisfatórios para o aprendizado e satisfação dos alunos.