A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio no qual estão presentes, analisando fatores que são cruciais para a estabilidade do ecossistema. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas no repassar de saberes ecológicos, torna-se de suma valia a implementação de métodos alternativos que colaborem com o desenvolvimento dos discentes dentro da sala de aula e que facilitem para o ensino do docente. Com isso, a adesão do “MAPBIOMAS BRASIL” pode ser uma ótima estratégia, levando em consideração que ele pertence ao ramo das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), onde seu intuito é nortear o indivíduo por meio de dados relevantes do nosso país, como relatórios anuais de desmatamentos, destaque de coleções e outros informes. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática que é seguida por três etapas, sendo elas: 1) introdução sobre o que seria ecologia e suas ramificações; 2) utilização da TDCI, onde o MAPBIOMAS seria apresentado e posteriormente assuntos como desmatamentos e queimadas locais, através de dados pertencentes ao site, seriam abordados; 3) a disponibilização de um questionário para os alunos, com o intuito de saber a percepção deles a respeito da implementação do MAPBIOMAS, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca de fontes externas que fortaleçam a base teórica. No que diz respeito aos resultados, a escassez de métodos lúdicos é evidente, podendo estar relacionado com diversos fatores, como capacitação, infraestrutura e tradicionalismo que inviabilizam a adesão dessas ferramentas para o ensino. Espera-se que a partir da adesão desse meio alternativo, os estudantes possam ter um melhor entendimento do que está sendo exposto pelo professor (a), assim possibilitando-lhes um engajamento e possível interesse na temática.