Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO “MAPBIOMAS BRASIL” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113381
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6433
    "inscrito_id" => 2536
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO “MAPBIOMAS BRASIL” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio no qual estão presentes, analisando fatores que são cruciais para a estabilidade do ecossistema. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas no repassar de saberes ecológicos, torna-se de suma valia a implementação de métodos alternativos que colaborem com o desenvolvimento dos discentes dentro da sala de aula e que facilitem para o ensino do docente. Com isso, a adesão do “MAPBIOMAS BRASIL” pode ser uma ótima estratégia, levando em consideração que ele pertence ao ramo das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), onde seu intuito é nortear o indivíduo por meio de dados relevantes do nosso país, como relatórios anuais de desmatamentos, destaque de coleções e outros informes. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática que é seguida por três etapas, sendo elas: 1) introdução sobre o que seria ecologia e suas ramificações; 2) utilização da TDCI, onde o MAPBIOMAS seria apresentado e posteriormente assuntos como desmatamentos e queimadas locais, através de dados pertencentes ao site, seriam abordados; 3) a disponibilização de um questionário para os alunos, com o intuito de saber a percepção deles a respeito da implementação do MAPBIOMAS, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca de fontes externas que fortaleçam a base teórica. No que diz respeito aos resultados, a escassez de métodos lúdicos é evidente, podendo estar relacionado com diversos fatores, como capacitação, infraestrutura e tradicionalismo que inviabilizam a adesão dessas ferramentas para o ensino. Espera-se que a partir da adesão desse meio alternativo, os estudantes possam ter um melhor entendimento do que está sendo exposto pelo professor (a), assim possibilitando-lhes um engajamento e possível interesse na temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2536_TB6433_28102024192210.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Júnior"
    "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113381
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6433
    "inscrito_id" => 2536
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO “MAPBIOMAS BRASIL” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio no qual estão presentes, analisando fatores que são cruciais para a estabilidade do ecossistema. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas no repassar de saberes ecológicos, torna-se de suma valia a implementação de métodos alternativos que colaborem com o desenvolvimento dos discentes dentro da sala de aula e que facilitem para o ensino do docente. Com isso, a adesão do “MAPBIOMAS BRASIL” pode ser uma ótima estratégia, levando em consideração que ele pertence ao ramo das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), onde seu intuito é nortear o indivíduo por meio de dados relevantes do nosso país, como relatórios anuais de desmatamentos, destaque de coleções e outros informes. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática que é seguida por três etapas, sendo elas: 1) introdução sobre o que seria ecologia e suas ramificações; 2) utilização da TDCI, onde o MAPBIOMAS seria apresentado e posteriormente assuntos como desmatamentos e queimadas locais, através de dados pertencentes ao site, seriam abordados; 3) a disponibilização de um questionário para os alunos, com o intuito de saber a percepção deles a respeito da implementação do MAPBIOMAS, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca de fontes externas que fortaleçam a base teórica. No que diz respeito aos resultados, a escassez de métodos lúdicos é evidente, podendo estar relacionado com diversos fatores, como capacitação, infraestrutura e tradicionalismo que inviabilizam a adesão dessas ferramentas para o ensino. Espera-se que a partir da adesão desse meio alternativo, os estudantes possam ter um melhor entendimento do que está sendo exposto pelo professor (a), assim possibilitando-lhes um engajamento e possível interesse na temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2536_TB6433_28102024192210.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Júnior"
    "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio no qual estão presentes, analisando fatores que são cruciais para a estabilidade do ecossistema. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas no repassar de saberes ecológicos, torna-se de suma valia a implementação de métodos alternativos que colaborem com o desenvolvimento dos discentes dentro da sala de aula e que facilitem para o ensino do docente. Com isso, a adesão do “MAPBIOMAS BRASIL” pode ser uma ótima estratégia, levando em consideração que ele pertence ao ramo das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), onde seu intuito é nortear o indivíduo por meio de dados relevantes do nosso país, como relatórios anuais de desmatamentos, destaque de coleções e outros informes. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática que é seguida por três etapas, sendo elas: 1) introdução sobre o que seria ecologia e suas ramificações; 2) utilização da TDCI, onde o MAPBIOMAS seria apresentado e posteriormente assuntos como desmatamentos e queimadas locais, através de dados pertencentes ao site, seriam abordados; 3) a disponibilização de um questionário para os alunos, com o intuito de saber a percepção deles a respeito da implementação do MAPBIOMAS, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca de fontes externas que fortaleçam a base teórica. No que diz respeito aos resultados, a escassez de métodos lúdicos é evidente, podendo estar relacionado com diversos fatores, como capacitação, infraestrutura e tradicionalismo que inviabilizam a adesão dessas ferramentas para o ensino. Espera-se que a partir da adesão desse meio alternativo, os estudantes possam ter um melhor entendimento do que está sendo exposto pelo professor (a), assim possibilitando-lhes um engajamento e possível interesse na temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.