O trabalho tem como objetivo identificar como é implementada o ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA, temática relevante para um ensino plural na EJA de uma cidade como Salvador. Trata-se de perceber como os professores da EJA veêm a forma como o ensino de história e cultura afro-brasileira é implementado nessa modalidade de ensino, para tanto esse estudo refletirá o planejamento na EJA. Com base teórica para este estudo utilizamos os fundamentos de Hooks(2017), Souza e Costa(2021), Russo(2016) entre outros. O presente estudo identifica quais ações são desenvolvidas na EJA de uma escola e revela a forma como o ensino de história e cultura afro-brasileira se apresenta nesse contexto de ensino, destaco também que a fim de contribuir com a prerrogativa do estudo de caso qualitativo ao qual este estudo (recorte de pesquisa de mestrado) está vinculado trago algumas práticas que coadunam com o que os professores relataram no questionário aplicado. Por fim, as considerações finais trazem pontos de vista in(conclusivas) mas que são relevantes acerca da implementação do ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA, modalidade de ensino que precisa cotidianamente repensar o ensino fomentado, a fim de que possa contemplar o caráter emancipatório e crítico.