Atualmente ainda existem muitas dúvidas quanto ao processo de imersão da criança na cultura escrita. O que significa alfabetizar crianças de 4 a 5 anos? Que práticas pedagógicas alfabetizadoras podem ou devem ser realizadas nessa etapa? Esta pesquisa visa: refletir sobre os princípios adotados para alfabetizar letrando crianças pequenas e compartilhar práticas pedagógicas - realizadas com crianças de 4 e 5 anos de idade de um Centro de Educação Infantil de Fortaleza-CE - que possibilitam: considerar a curiosidade e a vontade da criança no objeto de interesse; a criança como sujeito potente, construindo e reconstruindo seu próprio conhecimento, que interage com a cultura e o meio social à sua volta através das diversas linguagens e certamente, com a linguagem escrita. Da metodologia, realizamos uma narrativa autobiográfica através de um relato de experiência como meio de coleta de dados, vinculado a reflexões de conceitos teóricos que possibilitam o fenômeno científico da experiência. Resulta-se que é possível possibilitar práticas de leitura e escrita, alfabetizar na perspectiva do letramento crianças que estão na Educação Infantil sem realizar atividades repetitivas, mecânicas e enfadonhas; e ainda ajudá-las a se expressar através da linguagem escrita, que faz parte da sua realidade, portanto objeto de sua curiosidade e seus envolvimentos sócio-culturais.