EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES DE INCÊNDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111298 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3413 "inscrito_id" => 11455 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES DE INCÊNDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este estudo investigou os desafios e possibilidades da integração de metodologias de ensino que utilizem realidade virtual e aumentada (RV/RA) em contraste com o ensino tradicional no contexto da formação de investigadores de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. O objetivo geral foi analisar como a RV/RA podem ser aplicadas de forma adequada na formação de investigadores de incêndio do CBMES. Os objetivos específicos foram: (1) identificar as principais aplicações de RV/RA na formação de investigadores de incêndio em contraste com a atual realidade do CBMES; (2) analisar a utilização dessas tecnologias em relação ao engajamento e compreensão dos alunos; e (3) analisar os desafios para a implementação da RV/RA na formação de investigadores de incêndios e propor estratégias para superá-los. A metodologia envolveu revisão bibliográfica e análise dos achados comparando-os com a realidade local. Os resultados indicaram que a RV/RA oferecem experiências imersivas e interativas que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem aumentando o engajamento e a compreensão dos conteúdos pelos aprendizes. No entanto, desafios como o acesso a equipamentos e recursos adequados com a ruptura com o conceito de “custo” para “investimento”, a formação de instrutores em novas tecnologias de ensino e a mudança de cultura institucional no quesito formação profissional ainda são desafios a serem superados para uma implementação efetiva. Concluiu-se que a principal possibilidade de aplicação da RV/RA para a formação de investigadores de incêndio atualmente é na construção de incursões virtuais em ambientes incendiados registrados em imagens em 360°; que aumentou o engajamento e compreensão dos aprendizes que experimentaram a incursão virtual; e que, apesar dos desafios, a RV/RA representam uma oportunidade promissora para transformar a formação de investigadores de incêndio no CBMES em uma experiência significativa e duradoura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11455_TB3413_17102024134145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ PORTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ PORTO" "autor_email" => "professorandreporto@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111298 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3413 "inscrito_id" => 11455 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES DE INCÊNDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este estudo investigou os desafios e possibilidades da integração de metodologias de ensino que utilizem realidade virtual e aumentada (RV/RA) em contraste com o ensino tradicional no contexto da formação de investigadores de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) sob a perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. O objetivo geral foi analisar como a RV/RA podem ser aplicadas de forma adequada na formação de investigadores de incêndio do CBMES. Os objetivos específicos foram: (1) identificar as principais aplicações de RV/RA na formação de investigadores de incêndio em contraste com a atual realidade do CBMES; (2) analisar a utilização dessas tecnologias em relação ao engajamento e compreensão dos alunos; e (3) analisar os desafios para a implementação da RV/RA na formação de investigadores de incêndios e propor estratégias para superá-los. A metodologia envolveu revisão bibliográfica e análise dos achados comparando-os com a realidade local. Os resultados indicaram que a RV/RA oferecem experiências imersivas e interativas que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem aumentando o engajamento e a compreensão dos conteúdos pelos aprendizes. No entanto, desafios como o acesso a equipamentos e recursos adequados com a ruptura com o conceito de “custo” para “investimento”, a formação de instrutores em novas tecnologias de ensino e a mudança de cultura institucional no quesito formação profissional ainda são desafios a serem superados para uma implementação efetiva. Concluiu-se que a principal possibilidade de aplicação da RV/RA para a formação de investigadores de incêndio atualmente é na construção de incursões virtuais em ambientes incendiados registrados em imagens em 360°; que aumentou o engajamento e compreensão dos aprendizes que experimentaram a incursão virtual; e que, apesar dos desafios, a RV/RA representam uma oportunidade promissora para transformar a formação de investigadores de incêndio no CBMES em uma experiência significativa e duradoura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11455_TB3413_17102024134145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ PORTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ PORTO" "autor_email" => "professorandreporto@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }