RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: DIMENSÕES E TRAJETÓRIA NA REDE EDUCA MAIS NO MARANHÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114376 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7846 "inscrito_id" => 19614 "titulo" => "RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: DIMENSÕES E TRAJETÓRIA NA REDE EDUCA MAIS NO MARANHÃO" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo abordar uma política educacional desenvolvida nas escolas integrais propedêuticas, denominadas Centros Educa Mais, da rede estadual do Maranhão: a Recomposição das Aprendizagens. No histórico de ações relacionadas à temática, de 2017 a 2019, houve ações de nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática com o uso de sequências didáticas; nos anos de 2020 e 2021, a Coordenação Pedagógica, pertencente à Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral, sistematizou o nivelamento por meio da elaboração de projeto baseado nos resultados de Avaliação Diagnóstica de Entrada e de simulado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, e garantindo formação específica para as equipes escolares; Para que então, em 2022, fosse implementado o primeiro Ciclo de Recomposição das Aprendizagens, constituído por planos de trabalhos validados pela Gestão Pedagógica dos Centros, promovendo o uso de metodologias ativas e a interdisciplinaridade (todos os componentes do currículo, tanto da Formação Geral Básica como da Parte Diversificada, tornam-se corresponsáveis). Atualmente, a Recomposição das Aprendizagens é corroborada pelos resultados das avaliações diagnósticas de entrada, processual e de saída, para elaboração de medidas interventivas e aplicação de estratégias metodológicas para os estudantes das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, destacamos também o processo de priorização de descritores e a relação com os indicadores das avaliações realizadas. Ademais, a recomposição nos Centros Educa Mais é marcada pelas dimensões teórica e prática, assegurando a mitigação dos fatores críticos relacionados à defasagem acadêmica dos estudantes, alcançado resultados e impactos, tais como: constatações de professores e gestores que afirmam o crescimento cognitivo dos estudantes diante das ações de aprendizagens desenvolvidas de forma intencional e sistemática, qualificando as práticas e promovendo resultados eficazes e, ainda, o uso de metodologias ativas por parte dos professores para desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas aos descritores mais fragilizados identificados nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19614_TB7846_12102024135003.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEBBGLAYDSON LUIS SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "HEBBGLAYDSON" "autor_email" => "hebbglaydson@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114376 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7846 "inscrito_id" => 19614 "titulo" => "RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: DIMENSÕES E TRAJETÓRIA NA REDE EDUCA MAIS NO MARANHÃO" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo abordar uma política educacional desenvolvida nas escolas integrais propedêuticas, denominadas Centros Educa Mais, da rede estadual do Maranhão: a Recomposição das Aprendizagens. No histórico de ações relacionadas à temática, de 2017 a 2019, houve ações de nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática com o uso de sequências didáticas; nos anos de 2020 e 2021, a Coordenação Pedagógica, pertencente à Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral, sistematizou o nivelamento por meio da elaboração de projeto baseado nos resultados de Avaliação Diagnóstica de Entrada e de simulado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, e garantindo formação específica para as equipes escolares; Para que então, em 2022, fosse implementado o primeiro Ciclo de Recomposição das Aprendizagens, constituído por planos de trabalhos validados pela Gestão Pedagógica dos Centros, promovendo o uso de metodologias ativas e a interdisciplinaridade (todos os componentes do currículo, tanto da Formação Geral Básica como da Parte Diversificada, tornam-se corresponsáveis). Atualmente, a Recomposição das Aprendizagens é corroborada pelos resultados das avaliações diagnósticas de entrada, processual e de saída, para elaboração de medidas interventivas e aplicação de estratégias metodológicas para os estudantes das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, destacamos também o processo de priorização de descritores e a relação com os indicadores das avaliações realizadas. Ademais, a recomposição nos Centros Educa Mais é marcada pelas dimensões teórica e prática, assegurando a mitigação dos fatores críticos relacionados à defasagem acadêmica dos estudantes, alcançado resultados e impactos, tais como: constatações de professores e gestores que afirmam o crescimento cognitivo dos estudantes diante das ações de aprendizagens desenvolvidas de forma intencional e sistemática, qualificando as práticas e promovendo resultados eficazes e, ainda, o uso de metodologias ativas por parte dos professores para desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas aos descritores mais fragilizados identificados nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19614_TB7846_12102024135003.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEBBGLAYDSON LUIS SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "HEBBGLAYDSON" "autor_email" => "hebbglaydson@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }