Essa pesquisa tem como objetivo abordar uma política educacional desenvolvida nas escolas integrais propedêuticas, denominadas Centros Educa Mais, da rede estadual do Maranhão: a Recomposição das Aprendizagens. No histórico de ações relacionadas à temática, de 2017 a 2019, houve ações de nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática com o uso de sequências didáticas; nos anos de 2020 e 2021, a Coordenação Pedagógica, pertencente à Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral, sistematizou o nivelamento por meio da elaboração de projeto baseado nos resultados de Avaliação Diagnóstica de Entrada e de simulado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, e garantindo formação específica para as equipes escolares; Para que então, em 2022, fosse implementado o primeiro Ciclo de Recomposição das Aprendizagens, constituído por planos de trabalhos validados pela Gestão Pedagógica dos Centros, promovendo o uso de metodologias ativas e a interdisciplinaridade (todos os componentes do currículo, tanto da Formação Geral Básica como da Parte Diversificada, tornam-se corresponsáveis). Atualmente, a Recomposição das Aprendizagens é corroborada pelos resultados das avaliações diagnósticas de entrada, processual e de saída, para elaboração de medidas interventivas e aplicação de estratégias metodológicas para os estudantes das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, destacamos também o processo de priorização de descritores e a relação com os indicadores das avaliações realizadas. Ademais, a recomposição nos Centros Educa Mais é marcada pelas dimensões teórica e prática, assegurando a mitigação dos fatores críticos relacionados à defasagem acadêmica dos estudantes, alcançado resultados e impactos, tais como: constatações de professores e gestores que afirmam o crescimento cognitivo dos estudantes diante das ações de aprendizagens desenvolvidas de forma intencional e sistemática, qualificando as práticas e promovendo resultados eficazes e, ainda, o uso de metodologias ativas por parte dos professores para desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas aos descritores mais fragilizados identificados nas avaliações.