Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114350
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7797
    "inscrito_id" => 16325
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Atualmente, podemos mencionar que as pesquisas em relação ao estudo do ensino de Geografia tem ganhado espaço no âmbito acadêmico. Trata-se da busca de tornar aulas da disciplina geográfica mais eficazes e mais atrativas. Percebemos que ao longo dos anos, diferentes fatores impulsionaram a invisibilidade do estudo da geografia nas salas de aulas nas escolas, e recentemente, a pandemia global (COVID-19) proporcionou maiores dificuldades para alunos no estudo geral. Por esse motivo, com a tentativa de diminuir as dificuldades dos estudantes na disciplina de geografia, devemos utilizar diferentes métodos e recursos didáticos para atrair a atenção dos mesmos. Nesse aspecto, os jogos analógicos e digitais se tornam uma alternativa acessível para professores de geografia do ensino fundamental e médio. Este trabalho possui o objetivo de analisar dois documentos básicos para constatar o que eles apresentam em relação aos jogos, além de claro, evidenciar os momentos oportunos para a aplicação desses jogos na sala. São eles: Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Referência Único do Acre. Em seguida, feito a análise de tais documentos, a aplicação de jogos digitais e analógicos em uma escola do estado do Acre serão realizadas, de preferência em anos finais do ensino fundamental. Com isso, após a aplicação dos jogos, utilizaremos a metodologia de questionários, ou seja, cinco alunos de cada turma da escola selecionada poderão participar e responder se os jogos os ajudaram para compreender determinado conteúdo geográfico e se consideraram uma metodologia recomendável. Espera-se que os alunos possam aproveitar a metodologia dos jogos, sejam eles analógicos e/ou digitais, pois, o objetivo geral é fazer com que eles possam aprender, por exemplo: “quais são os principais e como são caracterizados os biomas encontrados no Brasil?”, além de outras temáticas que podem ser casadas com tais metodologias ativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16325_TB7797_27102024124658.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlos.martins@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114350
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7797
    "inscrito_id" => 16325
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Atualmente, podemos mencionar que as pesquisas em relação ao estudo do ensino de Geografia tem ganhado espaço no âmbito acadêmico. Trata-se da busca de tornar aulas da disciplina geográfica mais eficazes e mais atrativas. Percebemos que ao longo dos anos, diferentes fatores impulsionaram a invisibilidade do estudo da geografia nas salas de aulas nas escolas, e recentemente, a pandemia global (COVID-19) proporcionou maiores dificuldades para alunos no estudo geral. Por esse motivo, com a tentativa de diminuir as dificuldades dos estudantes na disciplina de geografia, devemos utilizar diferentes métodos e recursos didáticos para atrair a atenção dos mesmos. Nesse aspecto, os jogos analógicos e digitais se tornam uma alternativa acessível para professores de geografia do ensino fundamental e médio. Este trabalho possui o objetivo de analisar dois documentos básicos para constatar o que eles apresentam em relação aos jogos, além de claro, evidenciar os momentos oportunos para a aplicação desses jogos na sala. São eles: Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Referência Único do Acre. Em seguida, feito a análise de tais documentos, a aplicação de jogos digitais e analógicos em uma escola do estado do Acre serão realizadas, de preferência em anos finais do ensino fundamental. Com isso, após a aplicação dos jogos, utilizaremos a metodologia de questionários, ou seja, cinco alunos de cada turma da escola selecionada poderão participar e responder se os jogos os ajudaram para compreender determinado conteúdo geográfico e se consideraram uma metodologia recomendável. Espera-se que os alunos possam aproveitar a metodologia dos jogos, sejam eles analógicos e/ou digitais, pois, o objetivo geral é fazer com que eles possam aprender, por exemplo: “quais são os principais e como são caracterizados os biomas encontrados no Brasil?”, além de outras temáticas que podem ser casadas com tais metodologias ativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16325_TB7797_27102024124658.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlos.martins@sou.ufac.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente, podemos mencionar que as pesquisas em relação ao estudo do ensino de Geografia tem ganhado espaço no âmbito acadêmico. Trata-se da busca de tornar aulas da disciplina geográfica mais eficazes e mais atrativas. Percebemos que ao longo dos anos, diferentes fatores impulsionaram a invisibilidade do estudo da geografia nas salas de aulas nas escolas, e recentemente, a pandemia global (COVID-19) proporcionou maiores dificuldades para alunos no estudo geral. Por esse motivo, com a tentativa de diminuir as dificuldades dos estudantes na disciplina de geografia, devemos utilizar diferentes métodos e recursos didáticos para atrair a atenção dos mesmos. Nesse aspecto, os jogos analógicos e digitais se tornam uma alternativa acessível para professores de geografia do ensino fundamental e médio. Este trabalho possui o objetivo de analisar dois documentos básicos para constatar o que eles apresentam em relação aos jogos, além de claro, evidenciar os momentos oportunos para a aplicação desses jogos na sala. São eles: Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Referência Único do Acre. Em seguida, feito a análise de tais documentos, a aplicação de jogos digitais e analógicos em uma escola do estado do Acre serão realizadas, de preferência em anos finais do ensino fundamental. Com isso, após a aplicação dos jogos, utilizaremos a metodologia de questionários, ou seja, cinco alunos de cada turma da escola selecionada poderão participar e responder se os jogos os ajudaram para compreender determinado conteúdo geográfico e se consideraram uma metodologia recomendável. Espera-se que os alunos possam aproveitar a metodologia dos jogos, sejam eles analógicos e/ou digitais, pois, o objetivo geral é fazer com que eles possam aprender, por exemplo: “quais são os principais e como são caracterizados os biomas encontrados no Brasil?”, além de outras temáticas que podem ser casadas com tais metodologias ativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.