O objetivo deste estudo é aprofundar a análise das causas do fracasso escolar e apontar as respostas existentes dadas no chão da escola a esse problema educacional, utilizando o conhecimento teórico já produzido. Trata-se de uma pesquisa de Revisão Narrativa examinando textos de autores da literatura clássica sobre a temática em interlocução com estudos publicados e compilados diretamente das plataformas: biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de periódicos CAPES. O recorte temporal dos últimos 5 anos, tendo estabelecidos critérios de inclusão e exclusão específicos para a seleção do corpus. O fracasso escolar seja tratado como fenômeno ou sintoma tem revela que milhares de estudantes têm apresentado para além do não saber, sofrimento e culpa por não estarem aprendendo, instalando-se, assim, a representação de um mal-estar escolar dificultando as maneiras de compreendê-lo e das respostas. A interlocução das produções que se ocupam deste problema revelou que há diferentes estudos interdependentes, com diferentes causas e respostas ao fracasso escolar, em destaque na atualmente a busca por laudos e medicalizações apontando o foco da causa ao aluno e em reposta formas um tanto reducionistas. Acredita-se que o entendimento sobre o fracasso escolar precisa ser (re)significado. A escola apresentada dificuldades em captar as contribuições teóricas. Há um próprio fracasso nas causas apontadas e respostas dadas, pois não tem minimizado os impactos do fracasso escolar no cotidiano escolar. Os estudos acerca do tema prevalecendo o enfoque social e a negação do sujeito como sujeito do desejo.