FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109744 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1221 "inscrito_id" => 4827 "titulo" => "FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA" "resumo" => "O presente artigo apresenta considerações com vistas a analisar as concepções existentes sobre a importância da Formação Docente para o universo da educação. O mesmo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica e reflexiva, conceitos e referenciais teóricos sobre a formação docente como algo imprescindível no que concerne a uma educação de qualidade, buscando contribuir para a constituição do sujeito educador, almejando a construção e o desenvolvimento dos saberes docentes e, com isso, a melhoria de sua prática. O mesmo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, com uma revisão de literatura respaldada em autores, tais como: Freire (2005), Gatti (2019, 2021), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2014), que dão suporte teórico às ideias aqui levantadas, ampliando o universo de significações. O levantamento de dados para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado através do Portal de Periódicos da CAPES, buscando produções que versam sobre a temática em questão. Sob estas perspectivas, o presente estudo vem apresentar a urgente e necessária valorização e conscientização dos educadores por suas trajetórias formativas para uma prática e ação docente que proporcione possibilidades na busca por uma educação de qualidade, através das rupturas de paradigmas e modelos educacionais ineficientes. Para tanto, no decorrer do trabalho pretendeu-se apresentar como principais resultados os desafios e as situações favoráveis voltadas à busca por uma formação docente satisfatória e significativa para o exercício da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4827_TB1221_14102024135751.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDALINA MARIA SAMPAIO DA SILVA FEITOSA DIAS" "autor_nome_curto" => "Idalina Sampaio" "autor_email" => "idalinamariasampaio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109744 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1221 "inscrito_id" => 4827 "titulo" => "FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA" "resumo" => "O presente artigo apresenta considerações com vistas a analisar as concepções existentes sobre a importância da Formação Docente para o universo da educação. O mesmo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica e reflexiva, conceitos e referenciais teóricos sobre a formação docente como algo imprescindível no que concerne a uma educação de qualidade, buscando contribuir para a constituição do sujeito educador, almejando a construção e o desenvolvimento dos saberes docentes e, com isso, a melhoria de sua prática. O mesmo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, com uma revisão de literatura respaldada em autores, tais como: Freire (2005), Gatti (2019, 2021), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2014), que dão suporte teórico às ideias aqui levantadas, ampliando o universo de significações. O levantamento de dados para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado através do Portal de Periódicos da CAPES, buscando produções que versam sobre a temática em questão. Sob estas perspectivas, o presente estudo vem apresentar a urgente e necessária valorização e conscientização dos educadores por suas trajetórias formativas para uma prática e ação docente que proporcione possibilidades na busca por uma educação de qualidade, através das rupturas de paradigmas e modelos educacionais ineficientes. Para tanto, no decorrer do trabalho pretendeu-se apresentar como principais resultados os desafios e as situações favoráveis voltadas à busca por uma formação docente satisfatória e significativa para o exercício da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4827_TB1221_14102024135751.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDALINA MARIA SAMPAIO DA SILVA FEITOSA DIAS" "autor_nome_curto" => "Idalina Sampaio" "autor_email" => "idalinamariasampaio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }