O presente artigo apresenta considerações com vistas a analisar as concepções existentes sobre a importância da Formação Docente para o universo da educação. O mesmo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica e reflexiva, conceitos e referenciais teóricos sobre a formação docente como algo imprescindível no que concerne a uma educação de qualidade, buscando contribuir para a constituição do sujeito educador, almejando a construção e o desenvolvimento dos saberes docentes e, com isso, a melhoria de sua prática. O mesmo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, com uma revisão de literatura respaldada em autores, tais como: Freire (2005), Gatti (2019, 2021), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2014), que dão suporte teórico às ideias aqui levantadas, ampliando o universo de significações. O levantamento de dados para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado através do Portal de Periódicos da CAPES, buscando produções que versam sobre a temática em questão. Sob estas perspectivas, o presente estudo vem apresentar a urgente e necessária valorização e conscientização dos educadores por suas trajetórias formativas para uma prática e ação docente que proporcione possibilidades na busca por uma educação de qualidade, através das rupturas de paradigmas e modelos educacionais ineficientes. Para tanto, no decorrer do trabalho pretendeu-se apresentar como principais resultados os desafios e as situações favoráveis voltadas à busca por uma formação docente satisfatória e significativa para o exercício da profissão.