Dentro do processo educacional, a dança é um aliado para a formação dos alunos. O encontro da criança com a dança, faz com que ela libere toda sua energia acumulada, todos os seus medos, as suas impossibilidades e a sua falta de naturalidade, de se movimentar e expressar, além de garantir um bom desenvolvimento físico e intelectual, pois consegue trabalhar todo o corpo, inclusive a sua concentração, como também aperfeiçoar seu equilíbrio e resistência física. Partindo disso, este trabalho tem como objetivo compreender qual a importância do professor de educação física dentro da educação infantil ao se trabalhar a dança e qual a relação com a motricidade, sendo uma das ferramentas principais no processo educacional. É na prática da dança, que se abre um leque de possibilidades em relação à motricidade da criança, desenvolvendo suas habilidades e uma diversidade de vivências. Foram escolhidos 21 autores, todos abordando a mesma temática, como também a sua relação da dança com a motricidade, como proposta de ensino- aprendizagem. Tendo lido os autores mencionados, conclui-se que os textos lidos apontam claramente a importância do professor de educação física e a relação da dança com a motricidade no ensino infantil, enquanto proposta de ensino- aprendizagem.