As tartarugas exercem funções ecológicas importantes, contribuindo para a saúde e manutenção dos recifes de corais, estuários e praias arenosas marinhas. Contudo, a poluição dos mares, o abate de fêmeas e coletas de ovos, a captura através de artes de pesca, o tráfego de veículos nas áreas de desova são exemplos de ameaças a esses répteis, ameaçados de extinção. Esta pesquisa teve como objetivo implementar a educação ambiental no ensino de biologia, com ações pedagógicas voltadas à conservação das tartarugas marinhas no município de Maxaranguape, RN. A pesquisa foi quali-quantitativo, realizada com estudantes do ensino médio numa escola pública da educação básica. Teve como estratégia metodológica a pesquisa participante, e os dados foram obtidos a partir da observação participante, aplicação de questionários e realização de rodas de conversas. As atividades foram sistematizadas numa Sequência Didática embasada no ensino por investigação a partir de metodologias ativas. Foram desenvolvidas estratégias como: exposição dialogada, sala de aula invertida, estudo de campo e seminários. Temas como ciclo de vida das tartarugas, principais ameaças à sua conservação e ações de conservação foram tratados de modo contextualizados, em conexão com as perspectivas da conservação das tartarugas marinhas. Os estudantes assumiram o protagonismo de suas aprendizagens, realizando estudos e pesquisas, construindo argumentações e aprofundando suas concepções acerca da conservação ambiental voltadas à preservação das tartarugas marinha. Como resultado almeja-se construir nos estudantes e na comunidade, uma consciência ambiental que promova mudanças de atitudes, e gere hábitos de cuidados com o ambiente e com a biodiversidade local.