A linguística é uma ciência dedicada à compreensão das línguas naturais em sua essência, estrutura e funcionamento. Compreender a descrição e análise de línguas fornece uma clareza aprofundada sobre a natureza das línguas, incluindo sua gramática, fonética, fonologia, semântica e pragmática. Isso nos ajuda a entender como as línguas funcionam e evoluem ao longo do tempo. (Xavier, 2006). A descrição e a análise linguísticas abrangem vários níveis e aspectos da língua, dentre eles estão o nível fonético-fonológico, morfológico, sintático. Stokoe (1960) propõe a descrição de três parâmetros primordiais na língua de Sinais, que são as unidades mínimas (fonemas) Quadros; Karnopp (2004), esses parâmetros são fundamentais para a análise e compreensão da estrutura e funcionamento dos sinais na língua de sinais. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta uma breve visão sobre dos aspectos fonéticos e fonológicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Objetivando descrever o nível fonético-fonológico, identificar as unidades mínimas de significado na Libras, conhecidas como morfemas, que formam os sinais e de forma contribuem para o ensino de Libras como L2. O ensino de Libras como segunda língua desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos surdos. Este é um estudo qualitativo, através de análise documental de coleta de dados Sant Ana (2018). Como referencial teórico utilizamos (Xavier, 2006), Stokoe (1960), para descrever a fonética e fonologia utilizamos Quadros; Karnopp (2004). A compreensão dos aspectos fonéticos e fonológicos da Libras é essencial para um ensino eficaz dessa língua, pois influencia diretamente na produção e compreensão dos sinais. Ao abordar esses aspectos fonéticos e fonológicos, buscamos contribuir para uma compreensão mais profunda da estrutura e funcionamento da Libras como uma língua natural e autônoma.