A Educação Infantil é uma etapa de ensino com objetivos específicos no que diz respeito à garantia de direitos das crianças e a defesa de uma aprendizagem significativa que a contemple em seu desenvolvimento integral. Desenvolver habilidades relacionadas a linguagem oral e escrita requer conhecimento teórico e um olhar amplo do profissional que atua nesta etapa para que esta seja desenvolvida considerando as especificidades da infância. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de leitura e escrita que devem ser asseguradas às crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Soares (2020), Baptista (2010) e Morais (2009) que nos possibilitaram refletir sobre a leitura e a escrita na primeira infância. Os resultados indicam que algumas concepções precisam estar bem consolidadas para o trabalho nesta etapa de ensino para que não haja diferentes interpretações quanto a finalidade do brincar na primeira infância e do desenvolvimento das outras linguagens da criança em detrimento do foco específico da linguagem escrita. Vivências como as experiências de leitura e escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas, contribuem para a compreensão das características do sistema de escrita e para a organização do cotidiano das crianças, além de funcionarem como modelos estáveis de escrita. Práticas de escrita espontânea; Conhecimento das letras do alfabeto; Desenvolvimento da consciência fonológica através de rimas, parlendas e o contato visual com a escrita de palavras conhecidas (palavras estáveis) são experiências que podem ser desenvolvidas e possibilitam as crianças a construírem hipóteses sobre esse processo.