Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114307
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7741
    "inscrito_id" => 11130
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU"
    "resumo" => "No presente artigo, tenho por objetivo relatar uma atividade de leitura e escrita nas aulas de matemática, que desenvolvi na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem por objetivo estudar conteúdos/conceitos matemáticos que serão ensinados no Ensino Fundamental II. Para estudarmos sobre o ensino de equações, organizei a aula em alguns momentos: apresentação de fotos, tiradas por mim, de balança de dois pratos em feiras da cidade; resolução de atividades referentes ao primeiro momento; sistematização do conceito a partir da linguagem matemática; lista de exercícios; e, uma atividade de leitura e escrita. A atividade de leitura e escrita foi organizada em duas etapas, resolução de problemas e escrita de texto sobre “o que é equação”. Para a escrita do texto, os estudantes tinham as seguintes questões problematizadoras: Escreva com suas palavras, o que é uma equação? Como você explicaria para alguém que “nunca ouviu falar em equação” o que é uma equação? Cite exemplos que te ajudariam na explicação. Após as escritas, li os textos para os/as estudantes e analisamos juntos as escritas produzidas e chegamos as seguintes organizações: dificuldade para escrever sobre conceitos matemáticos; compreensão dos conceitos estudados; equívocos sobre os conceitos. Eles/as relataram que tiveram muita dificuldade para escrever porque nas aulas de matemática não estavam acostumados a produzir textos. Ainda, mencionaram que suas aulas de matemática sempre tiveram uma estrutura mais tradicional e a linguagem utilizada era a “linguagem matemática” e que tinha sido difícil escrever com as próprias palavras o que tinham entendido sobre equação. Para concluir, a leitura e a escrita possibilitaram que os/as estudantes pensassem, refletissem e registrassem suas compreensões sobre suas aprendizagens matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11130_TB7741_30092024153424.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MACHADO MAGNUS"
    "autor_nome_curto" => "Maria Carolina"
    "autor_email" => "maria.magnus87@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114307
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7741
    "inscrito_id" => 11130
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU"
    "resumo" => "No presente artigo, tenho por objetivo relatar uma atividade de leitura e escrita nas aulas de matemática, que desenvolvi na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem por objetivo estudar conteúdos/conceitos matemáticos que serão ensinados no Ensino Fundamental II. Para estudarmos sobre o ensino de equações, organizei a aula em alguns momentos: apresentação de fotos, tiradas por mim, de balança de dois pratos em feiras da cidade; resolução de atividades referentes ao primeiro momento; sistematização do conceito a partir da linguagem matemática; lista de exercícios; e, uma atividade de leitura e escrita. A atividade de leitura e escrita foi organizada em duas etapas, resolução de problemas e escrita de texto sobre “o que é equação”. Para a escrita do texto, os estudantes tinham as seguintes questões problematizadoras: Escreva com suas palavras, o que é uma equação? Como você explicaria para alguém que “nunca ouviu falar em equação” o que é uma equação? Cite exemplos que te ajudariam na explicação. Após as escritas, li os textos para os/as estudantes e analisamos juntos as escritas produzidas e chegamos as seguintes organizações: dificuldade para escrever sobre conceitos matemáticos; compreensão dos conceitos estudados; equívocos sobre os conceitos. Eles/as relataram que tiveram muita dificuldade para escrever porque nas aulas de matemática não estavam acostumados a produzir textos. Ainda, mencionaram que suas aulas de matemática sempre tiveram uma estrutura mais tradicional e a linguagem utilizada era a “linguagem matemática” e que tinha sido difícil escrever com as próprias palavras o que tinham entendido sobre equação. Para concluir, a leitura e a escrita possibilitaram que os/as estudantes pensassem, refletissem e registrassem suas compreensões sobre suas aprendizagens matemáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11130_TB7741_30092024153424.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MACHADO MAGNUS"
    "autor_nome_curto" => "Maria Carolina"
    "autor_email" => "maria.magnus87@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No presente artigo, tenho por objetivo relatar uma atividade de leitura e escrita nas aulas de matemática, que desenvolvi na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem por objetivo estudar conteúdos/conceitos matemáticos que serão ensinados no Ensino Fundamental II. Para estudarmos sobre o ensino de equações, organizei a aula em alguns momentos: apresentação de fotos, tiradas por mim, de balança de dois pratos em feiras da cidade; resolução de atividades referentes ao primeiro momento; sistematização do conceito a partir da linguagem matemática; lista de exercícios; e, uma atividade de leitura e escrita. A atividade de leitura e escrita foi organizada em duas etapas, resolução de problemas e escrita de texto sobre “o que é equação”. Para a escrita do texto, os estudantes tinham as seguintes questões problematizadoras: Escreva com suas palavras, o que é uma equação? Como você explicaria para alguém que “nunca ouviu falar em equação” o que é uma equação? Cite exemplos que te ajudariam na explicação. Após as escritas, li os textos para os/as estudantes e analisamos juntos as escritas produzidas e chegamos as seguintes organizações: dificuldade para escrever sobre conceitos matemáticos; compreensão dos conceitos estudados; equívocos sobre os conceitos. Eles/as relataram que tiveram muita dificuldade para escrever porque nas aulas de matemática não estavam acostumados a produzir textos. Ainda, mencionaram que suas aulas de matemática sempre tiveram uma estrutura mais tradicional e a linguagem utilizada era a “linguagem matemática” e que tinha sido difícil escrever com as próprias palavras o que tinham entendido sobre equação. Para concluir, a leitura e a escrita possibilitaram que os/as estudantes pensassem, refletissem e registrassem suas compreensões sobre suas aprendizagens matemáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.