No presente artigo, tenho por objetivo relatar uma atividade de leitura e escrita nas aulas de matemática, que desenvolvi na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem por objetivo estudar conteúdos/conceitos matemáticos que serão ensinados no Ensino Fundamental II. Para estudarmos sobre o ensino de equações, organizei a aula em alguns momentos: apresentação de fotos, tiradas por mim, de balança de dois pratos em feiras da cidade; resolução de atividades referentes ao primeiro momento; sistematização do conceito a partir da linguagem matemática; lista de exercícios; e, uma atividade de leitura e escrita. A atividade de leitura e escrita foi organizada em duas etapas, resolução de problemas e escrita de texto sobre “o que é equação”. Para a escrita do texto, os estudantes tinham as seguintes questões problematizadoras: Escreva com suas palavras, o que é uma equação? Como você explicaria para alguém que “nunca ouviu falar em equação” o que é uma equação? Cite exemplos que te ajudariam na explicação. Após as escritas, li os textos para os/as estudantes e analisamos juntos as escritas produzidas e chegamos as seguintes organizações: dificuldade para escrever sobre conceitos matemáticos; compreensão dos conceitos estudados; equívocos sobre os conceitos. Eles/as relataram que tiveram muita dificuldade para escrever porque nas aulas de matemática não estavam acostumados a produzir textos. Ainda, mencionaram que suas aulas de matemática sempre tiveram uma estrutura mais tradicional e a linguagem utilizada era a “linguagem matemática” e que tinha sido difícil escrever com as próprias palavras o que tinham entendido sobre equação. Para concluir, a leitura e a escrita possibilitaram que os/as estudantes pensassem, refletissem e registrassem suas compreensões sobre suas aprendizagens matemáticas.