LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114307 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7741 "inscrito_id" => 11130 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU" "resumo" => "No presente artigo, tenho por objetivo relatar uma atividade de leitura e escrita nas aulas de matemática, que desenvolvi na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem por objetivo estudar conteúdos/conceitos matemáticos que serão ensinados no Ensino Fundamental II. Para estudarmos sobre o ensino de equações, organizei a aula em alguns momentos: apresentação de fotos, tiradas por mim, de balança de dois pratos em feiras da cidade; resolução de atividades referentes ao primeiro momento; sistematização do conceito a partir da linguagem matemática; lista de exercícios; e, uma atividade de leitura e escrita. A atividade de leitura e escrita foi organizada em duas etapas, resolução de problemas e escrita de texto sobre “o que é equação”. Para a escrita do texto, os estudantes tinham as seguintes questões problematizadoras: Escreva com suas palavras, o que é uma equação? Como você explicaria para alguém que “nunca ouviu falar em equação” o que é uma equação? Cite exemplos que te ajudariam na explicação. Após as escritas, li os textos para os/as estudantes e analisamos juntos as escritas produzidas e chegamos as seguintes organizações: dificuldade para escrever sobre conceitos matemáticos; compreensão dos conceitos estudados; equívocos sobre os conceitos. Eles/as relataram que tiveram muita dificuldade para escrever porque nas aulas de matemática não estavam acostumados a produzir textos. Ainda, mencionaram que suas aulas de matemática sempre tiveram uma estrutura mais tradicional e a linguagem utilizada era a “linguagem matemática” e que tinha sido difícil escrever com as próprias palavras o que tinham entendido sobre equação. Para concluir, a leitura e a escrita possibilitaram que os/as estudantes pensassem, refletissem e registrassem suas compreensões sobre suas aprendizagens matemáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11130_TB7741_30092024153424.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MACHADO MAGNUS" "autor_nome_curto" => "Maria Carolina" "autor_email" => "maria.magnus87@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114307 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7741 "inscrito_id" => 11130 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU" "resumo" => "No presente artigo, tenho por objetivo relatar uma atividade de leitura e escrita nas aulas de matemática, que desenvolvi na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem por objetivo estudar conteúdos/conceitos matemáticos que serão ensinados no Ensino Fundamental II. Para estudarmos sobre o ensino de equações, organizei a aula em alguns momentos: apresentação de fotos, tiradas por mim, de balança de dois pratos em feiras da cidade; resolução de atividades referentes ao primeiro momento; sistematização do conceito a partir da linguagem matemática; lista de exercícios; e, uma atividade de leitura e escrita. A atividade de leitura e escrita foi organizada em duas etapas, resolução de problemas e escrita de texto sobre “o que é equação”. Para a escrita do texto, os estudantes tinham as seguintes questões problematizadoras: Escreva com suas palavras, o que é uma equação? Como você explicaria para alguém que “nunca ouviu falar em equação” o que é uma equação? Cite exemplos que te ajudariam na explicação. Após as escritas, li os textos para os/as estudantes e analisamos juntos as escritas produzidas e chegamos as seguintes organizações: dificuldade para escrever sobre conceitos matemáticos; compreensão dos conceitos estudados; equívocos sobre os conceitos. Eles/as relataram que tiveram muita dificuldade para escrever porque nas aulas de matemática não estavam acostumados a produzir textos. Ainda, mencionaram que suas aulas de matemática sempre tiveram uma estrutura mais tradicional e a linguagem utilizada era a “linguagem matemática” e que tinha sido difícil escrever com as próprias palavras o que tinham entendido sobre equação. Para concluir, a leitura e a escrita possibilitaram que os/as estudantes pensassem, refletissem e registrassem suas compreensões sobre suas aprendizagens matemáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11130_TB7741_30092024153424.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MACHADO MAGNUS" "autor_nome_curto" => "Maria Carolina" "autor_email" => "maria.magnus87@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }