A presente proposta resulta do estudo “Observatório de Equidade Educacional: da pesquisa à inovação”, realizado junto ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais, ao Instituto de Psicologia, da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o Ministério de Educação e Cultura do governo brasileiro. Essa plataforma digital avalia, monitora e acompanha os dados públicos da educação brasileira. O referido estudo trata da produção acadêmica brasileira sobre o conceito de equidade educacional e tem como questões disparadoras: como se deu a produção conceitual de equidade brasileira em termos de desenvolvimento histórico e social? Qual é a relação dos conceitos de equidade e de gênero, raça, etnia, classe social e condição socioeconômica, considerando a realidade educacional brasileira? Para tanto, utilizou-se da metassíntese (exploração, cruzamento, refinamento, descrição e interpretação) com os dados provenientes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizou-se os descritores “educação” e “equidade”, com presença obrigatória no título dos artigos, publicados entre os anos 2000 e 2022. O resultado de 29 artigos, após aplicados os filtros, indicam que o conceito de equidade é um princípio norteador para políticas públicas em várias áreas educacionais, tais como educação matemática, educação física, inclusão de pessoas com deficiência e políticas educacionais durante a pandemia de Covid-19. Observa-se a relação de equidade educacional com gênero, raça, etnia, classe social e condição socioeconômica, considerando a realidade educacional brasileira. A síntese realizada relaciona equidade à justiça e se baseiam em definições da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.