O ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio tem se mostrado uma alternativa promissora no cenário educacional. Essa modalidade de ensino visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, fornecendo habilidades técnicas e práticas complementares à formação geral. Além disso, busca reduzir o abandono escolar ao motivar os alunos por meio da contextualização dos conteúdos. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, a valorização dos profissionais da educação técnica e a constante atualização dos currículos. Este artigo visa apresentar a importância e relevância formação profissional técnica integrada ao Novo Ensino Médio, destacando sua influência no desenvolvimento educacional e na formação dos estudantes. Buscamos compreender os desafios complexos e multifacetados que surgem com as transformações implementadas, analisando cuidadosamente a reformulação do currículo e seu impacto nas práticas pedagógicas nas escolas. A metodologia consiste em análise documental das normativas, de base qualitativa, que tomou como referência, a Lei 13.415, que alterou a LDB 9394/96 e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio. Ao concluir este estudo é possível afirmar que ao combinar a formação técnica com a formação geral, os alunos adquirem conhecimentos e habilidades específicas, aumentando suas chances de conseguir um emprego, em setores como indústria, comércio e serviços, de forma mais rápida e assertiva, atendendo às demandas do mercado e impulsionando o desenvolvimento econômico do país. Além disso, foi possível perceber também que o ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio também desempenha um papel importante na preparação dos estudantes para o ensino superior podendo proporcionar aos alunos uma base sólida de conhecimentos e competências, preparando-os para ingressar em cursos de nível superior relacionados à área técnica. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem a educação profissional técnica integrada ao ensino médio.