Esta pesquisa apresenta como temática a psicomotricidade e seu impacto quanto sua aplicação nas aulas de educação física. Destacamos como problema investigativo do presente inscrito: Como se constroem práticas pedagógicas psicomotoras nas aulas de educação física relacionada ao desenvolvimento das crianças do ensino fundamental anos iniciais de escola pública da periferia de Castanhal-PA? Desenvolvemos, portanto, como objetivo geral: socializar práticas pedagógicas psicomotoras nas aulas de educação física relacionada ao desenvolvimento das crianças do ensino fundamental anos iniciais de uma escola pública da periferia de Castanhal-PA. A Psicomotricidade se caracteriza como a utilização do corpo em movimento como ferramenta para o aprendizado, conciliando o movimento à emoção, promovendo desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais. Este relato de experiência desenvolveu-se na dinâmica do Estágio Supervisionado I, trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo, viabilizada por meio da observação participante (Minayo, 2001), materializada através das convivências em escola pública no período de aulas de educação física. Este relato tem como fundamentação teórica as contribuições a cerca da Psicomotricidade, destacando-se as contribuições de Alves (2008), Rolim (2004) e Wallon (1995). Considerando as observações participantes socializamos, que, apesar da diferença etária dos alunos da amostra, a utilização da psicomotricidade nas aulas de educação física desenvolveu-se como uma estratégia pedagógica eficaz em todas as faixas etárias; uma que, a observação participante nos auxiliou a compreender que as crianças optam de forma recorrente, nas aulas de educação física, atividades com movimentos e brincadeiras, mesmo havendo divergência entre os interesses de acordo com a idade. Consideramos nestas dinâmicas, ser a psicomotricidade uma estratégia pedagógica capaz de gerar bons resultados, sendo eficaz para a realidade encontrada nesta instituição, localizada em área periférica da cidade, apresentando riqueza de habilidades motoras e emocionais nas aulas.