Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERSECÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E A DISCIPLINA DE ARTE EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE, EM UMA ESCOLA TÉCNICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109022
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 1717
    "titulo" => "INTERSECÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E A DISCIPLINA DE ARTE EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE, EM UMA ESCOLA TÉCNICA."
    "resumo" => "O presente trabalho surgiu a partir do desenvolvimento de um planejamento semestral e semanal, elaborado e aplicado em conformidade com o sistema híbrido de ensino, por uma professora atuante em uma Escola Técnica do sistema público, na modalidade presencial, no Distrito Federal – Brasil, ao longo do segundo semestre de 2023. Como sujeitos: 25 jovens educandos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica, do período vespertino, na disciplina História da Arte e do Design/IFTP. Como objetivo: desenvolver atividades teórico-práticas mediando os princípios norteadores da BNCC, o conteúdo curricular, e o uso das tecnologias de comunicação e informação. Como metodologia: metodologia ativa - Ensino Híbrido Suplementar, no qual há o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em sala de aula tradicional, com complementação de conteúdo ofertado via Moodle, e com a produção imagética de trabalhos a mão livre e por meio de programas de computador no laboratório de informática. Como norteadores: Base Nacional Comum Curricular no que tange eixos relacionados a oferta de uma formação técnica e profissional, e o uso das linguagens e suas tecnologias e, Ana Mae Barbosa (2021), em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais. O desenvolvimento se deu: 1º - avaliação diagnostica da turma; 2º - apresentação dos planejamentos com abertura para a inclusão de temáticas trazidas pelos alunos; 3º - mediação e desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas dos conteúdos abordados; 4º - debates, e; 5º - produção individual de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração com os colegas, produções artísticas, entrega das atividades, utilização das tecnologias. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, riqueza na criação de composições visuais, bom uso das máquinas, grande volume de registros em fotos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1717_TB231_16022024213823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HELGA"
    "autor_email" => "helgaarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "GENPEX, SEEDF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109022
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 1717
    "titulo" => "INTERSECÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E A DISCIPLINA DE ARTE EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE, EM UMA ESCOLA TÉCNICA."
    "resumo" => "O presente trabalho surgiu a partir do desenvolvimento de um planejamento semestral e semanal, elaborado e aplicado em conformidade com o sistema híbrido de ensino, por uma professora atuante em uma Escola Técnica do sistema público, na modalidade presencial, no Distrito Federal – Brasil, ao longo do segundo semestre de 2023. Como sujeitos: 25 jovens educandos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica, do período vespertino, na disciplina História da Arte e do Design/IFTP. Como objetivo: desenvolver atividades teórico-práticas mediando os princípios norteadores da BNCC, o conteúdo curricular, e o uso das tecnologias de comunicação e informação. Como metodologia: metodologia ativa - Ensino Híbrido Suplementar, no qual há o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em sala de aula tradicional, com complementação de conteúdo ofertado via Moodle, e com a produção imagética de trabalhos a mão livre e por meio de programas de computador no laboratório de informática. Como norteadores: Base Nacional Comum Curricular no que tange eixos relacionados a oferta de uma formação técnica e profissional, e o uso das linguagens e suas tecnologias e, Ana Mae Barbosa (2021), em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais. O desenvolvimento se deu: 1º - avaliação diagnostica da turma; 2º - apresentação dos planejamentos com abertura para a inclusão de temáticas trazidas pelos alunos; 3º - mediação e desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas dos conteúdos abordados; 4º - debates, e; 5º - produção individual de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração com os colegas, produções artísticas, entrega das atividades, utilização das tecnologias. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, riqueza na criação de composições visuais, bom uso das máquinas, grande volume de registros em fotos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1717_TB231_16022024213823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HELGA"
    "autor_email" => "helgaarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "GENPEX, SEEDF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir do desenvolvimento de um planejamento semestral e semanal, elaborado e aplicado em conformidade com o sistema híbrido de ensino, por uma professora atuante em uma Escola Técnica do sistema público, na modalidade presencial, no Distrito Federal – Brasil, ao longo do segundo semestre de 2023. Como sujeitos: 25 jovens educandos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica, do período vespertino, na disciplina História da Arte e do Design/IFTP. Como objetivo: desenvolver atividades teórico-práticas mediando os princípios norteadores da BNCC, o conteúdo curricular, e o uso das tecnologias de comunicação e informação. Como metodologia: metodologia ativa - Ensino Híbrido Suplementar, no qual há o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas em sala de aula tradicional, com complementação de conteúdo ofertado via Moodle, e com a produção imagética de trabalhos a mão livre e por meio de programas de computador no laboratório de informática. Como norteadores: Base Nacional Comum Curricular no que tange eixos relacionados a oferta de uma formação técnica e profissional, e o uso das linguagens e suas tecnologias e, Ana Mae Barbosa (2021), em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais. O desenvolvimento se deu: 1º - avaliação diagnostica da turma; 2º - apresentação dos planejamentos com abertura para a inclusão de temáticas trazidas pelos alunos; 3º - mediação e desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas dos conteúdos abordados; 4º - debates, e; 5º - produção individual de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração com os colegas, produções artísticas, entrega das atividades, utilização das tecnologias. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, riqueza na criação de composições visuais, bom uso das máquinas, grande volume de registros em fotos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.